Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento avança nas negociações para receber uma fração BM

Edição nº 1702 - 22 de Novembro de 2019

Ao final da solenidade, o deputado Bosco passou às mãos do prefeito Wesley De Santi de Melo um documento que confirma a instalação de uma fração do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM/MG) em Sacramento.

De acordo com deputado Bosco, a aprovação de Sacramento para receber uma fração do Corpo de Bombeiros Militar é resultado de um esforço conjunto. “Dentro dessa parceria com Sacramento está a ação conjunta para trazer a unidade do CBM, que será um grande benefício, um corporação que só as cidades que a possuem sabem da sua importância”, realçou, lembrando sobre o protocolo de intenções.

 “Estivemos aqui na assinatura do Protocolo de Intenções para a instalação dessa unidade, em dezembro de 2018, e hoje trago à população sacramentana um documento do Comandante Coronel Edgar Estevo da Silva, reafirmando esse compromisso para que,  em 2020, com a formatura dos novos bombeiros, Sacramento seja agraciada em definitivo com a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros”, explicou, destacando que o governo municipal será parceiro na iniciativa ao ceder o prédio do Quartel do Corpo de Bombeiros.

O deputado Bosco concluiu deixando outras duas boas notícias, primeiro, ao anunciar uma emenda para a aquisição de uma Unidade Resgate (UR) zero Km para a cidade. “A unidade resgate é um dos veículos mais utilizados pelos bombeiros, principalmente para o salvamento de pessoas em acidentes e ou situações de perigo”. A outra, a designação de dois novos investigadores da Polícia Civil (PC) para Sacramento. “Conseguimos através do Chefe Geral da Polícia Civil,  Dr. Wagner Pinto, a designação de mais dois investigadores para a cidade, que deverão se apresentar até o final do mês”. 

No documento entregue ao prefeito, o Comandante do CBMMG, Comandante Coronel BM Edgar Estevo da Silva esclarece que, para orientação e direcionamento da expansão do serviço bombeiro militar no Estado, foi desenvolvido uma estudo científico que culminou no Índice de Vulnerabilidade de Risco (IVR), que levam em consideração a população, a participação do município no PIB mineiro, número de veículos emplacados, grau de urbanização, número de edificações comerciais e industriais, número de afogamento, áreas ambientais protegidas, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dentre outros, que deram origem ao Plano de Comando da Instituição, que prevê a expansão do CBM até 2026. 

Prefeito agradece - Ao agradecer, o prefeito Wesley destacou que o comandante Coronel BM Edgar Estevo da Silva lembrou ao deputado Bosco no ofício o compromisso feito em dezembro último, garantindo que a cidade terá uma unidade CBM. “Muito importante este oficio que o deputado Bosco hoje nos passa às mãos. Ele garante a instalação da unidade e, mais que isso, viabiliza mais recursos para a cidade. Primeiro, através de uma emenda para a aquisição de uma unidade de Resgate (UR), outra para a designação de mais dois investigadores para a Polícia Civil de Sacramento. São, portanto, três ações importantes em benefício de nossa cidade, o que temos muito que agradecer e parabenizar”.