Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1705 - 13 de Dezembro de 2019

SMS SE MOBILIZA  CONTRA O SARAMPO 

No último sábado, 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se mobilizou para realizar a 2º etapa de vacinação contra o Sarampo. A UBS Aracy Lopes Pavanelli esteve em pleno funcionamento, para que as pessoas pudessem atualizar seu cartão e se prevenir contra o Sarampo.

Em nota à imprensa, o secretário de Saúde Reginaldo Afonso dos Santos reforçou a importância da vacinação especialmente entre crianças de 6 meses a 2 anos e entre os jovens na faixa etária de 20 a 29 anos, alvo da campanha  também porque são maioria entre os casos registrados. Segundo dados recentes, eles respondem por 30,6% do número total de casos de sarampo no Brasil.

O Ministério da Saúde (MS) marcou para este o Dia 'D' da campanha, iniciada em 18 de novembro. Nessa fase, o Ministério da Saúde espera ter vacinado 9,4 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, 11.896 casos da doença e 15 óbitos foram confirmados no país até o começo de novembro. O surto de sarampo ainda se encontra ativo no país. A maioria deles (93,2%) estão concentrados no estado de São Paulo. 

 

 

SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA CARTILHA DO PRÉ-NATAL 

A Secretaria de Saúde lançou, a partir da última terça-feira de novembro, durante o Encontro de Famílias Grávidas, uma cartilha com orientações para o pré-natal da gestante, do parceiro e da família, de acordo com o plano de trabalho do Projeto Agenda Mais Acesso - Informação, Cuidado e Respeito à Saúde das Mulheres.

A cartilha foi compilada pela médica,   Lívia de Lima Bastos, que falou no dia sobre a questão biopsicossocial e espiritual do parto, lembrando sempre que parto começa com a sílaba par, ou seja remetendo sempre ao casal. A médica falou sobre a importância da cartilha que se intitula 'Auto Cuidado da Família Grávida'.

 A reunião encerrou com a leitura do poema, 'Dar à Luz', de Bráulio Bessa Uchoa, lembrando-se do verdadeiro intuito de trazer o filho ao mundo: trazer a luz ao mundo. E finalizou com a frase de Michel Odent: “Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer”.