Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

rETrospecto

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

PE. VITOR COELHO GANHA EXPOSIÇÃO 

A Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria e a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura abrem na próxima segunda-feira 14, às 17h, na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, uma exposição alusiva à vida de Padre Vítor Coelho de Almeida, redentorista sacramentano, cujo processo de beatificação está em andamento no Vaticano e é o primeiro passo para torná-lo santo. A exposição encerra no domingo, dia 21 com uma missa na Basílica às 19h.

  Padre Vitor nasceu em Sacramento, em 22 de setembro de 1899 e morreu em plena atividade apostólica, no dia 21 de julho de 1987, aos 87 anos, em Aparecida (SP). Padre Vitor era  filho de Leão Coelho de Almeida e Maria Sebastiana Alves Moreira,  Ingressou no seminário de Santo Afonso, em Aparecida,  completou seus estudos na Alemanha,  foi ordenado padre em 1923 e ao longo dos 64 anos de vida sacerdotal se tornou um grande missionário e comunicador pela ondas da Rádio Aparecida que ajudou a fundar em 1951. 

A última visita e padre Vitor a Sacramento foi em 1981, seis anos antes de sua morte,  por ocasião da inauguração da Rádio Sacramento 

 

VALE É CONDENADA PELA 1ª VEZ

O juiz da 6ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias da capital, Elton Pupo Nogueira, condenou a mineradora Vale S/A a reparar todos os danos causados pela tragédia do rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano. 

O desastre, segundo informações do Corpo de Bombeiros, matou 247 pessoas e outras 23 ainda estão desaparecidas, totalizando 270 vítimas. Além disso, os quase 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério que despencaram com o rompimento da barragem atingiram animais silvestres, domésticos e de fazendas, chegando ao rio Paraopeba, que percorre várias cidades do Estado e onde havia captação de água para abastecimento da região metropolitana da capital.

O valor de R$ 11 bilhões foi mantido bloqueado e a Justiça autorizou que metade dele seja substituída por outras garantias financeiras como fiança bancária ou investimento à disposição do juízo. A Vale queria a substituição integral desse bloqueio em espécie, mas o juiz Elton Pupo argumentou que a empresa teve lucro, em 2018, de R$25 bilhões e o valor bloqueado equivale à metade de apenas um ano de atividade e não impede o desempenho econômico da mineradora.

 

 

FUNEPU ABRE PROCESSO SELETIVO 

A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) está com inscrições abertas até o dia 15 julho,  para processo seletivo de nível médio e superior para os cargos de assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em laboratório de analises clinicas, técnico em radiologia e imagenologia e técnico em tecnologia da informação. 

As inscrições  podem ser fetias até o dia 15 de julho, através do  site da Funepu (http://concursos.funepu.com.br).