Reunidos em praça pública para um trabalho de interatividade e panfletagem junto à população, um grupo de psicólogos da cidade criou, no dia 27 de agosto, dia dedicado a esse profissional, o 'Coletivo dos Psicólogos de Sacramento', primeiro passo para a formação de uma futura associação.
“Foi uma iniciativa livre pensando na união dos profissionais que, na verdade, não se conhecem. Outro fator que nos levou a criar o Coletivo é que existe uma mitificação em relação à Psicologia e aos profissionais, no sentido de a psicologia estar associada a muitas coisas que não são da nossa prática. Então, a partir da união dos profissionais, queremos fortalecer nossa atuação, o que fazemos e para quem fazemos e quais são os nossos objetivos. Enfim, queremos promover a Psicologia e o Psicólogo”, explica Débora, destacando que a partir do Coletivo, a ideia futura é criar a Associação dos Psicólogos de Sacramento.
De acordo com Débora, Sacramento conta com 45 psicólogos e, neste sábado, 31, haverá um encontro para um café entre os profissionais e estudantes de Psicologia para oficializar o Coletivo e, quem sabe ganhar um nome definitivo.
Sobre a data, 27 de agosto, Débora informa, que marca o dia em que a profissão foi regulamentada no Brasil, através da Lei nº 4.119/1962, que dispõe sobre a profissão de psicólogo. “São 57 anos desde a regulação da profissão no Brasil, embora antes disso ela já fosse exercida, mas, claro, ilegalmente”.
Questionada se estudiosos como Freud, Jung ainda têm espaço na Psicologia atual, Débora é convicta em afirmar que sim. “Eles são as primeiras referências dentro da psicologia moderna enquanto ciência e profissionalmente. Não há como abrir mão disto, que é a nossa base. Embora a Psicologia acompanhe as mudanças da sociedade, do ser humano, está em constante transformação, expandindo-se sempre. Em todas as áreas, há novos teóricos, novos autores, mas sempre dialogando com sua base epistemológica”.
O empresário e psicólogo Paulo César Balbino Pereira, formado há vários anos, retorna agora ao ninho dos discípulos de Jean Piaget para se dedicar à profissão e representar também uma das forças do Coletivo. “A Psicologia nunca deixou de fazer parte da minha vida. Eu não me vejo como um psicólogo, mas como um ser a serviço de outros seres. Essa é uma postura que adotei e que sempre esteve presente na minha vida, na minha construção de ser. Na verdade, eu não me sentia pronto para isso, porque acredito que lidar com a alma humana, os sentimentos humanos exige um preparo, uma maturidade e prontidão, que até então eu não sentia. Agora eu estou pronto e estou me dedicando, estou desativando todas as minhas atividades como empresário e estou mergulhado no universo da Psicologia”
Comemorando o dia...
No dia do Psicólogo, a partir das 9h vários psicólogos se reuniram para abordar as pessoas, conversando com a população sobre qual é o papel do psicólogo e, panfletagem. Encerrando o dia, as psicólogas Sumaia e Lívia proferiram palestra e participaram de uma roda de conversa sobre Prevenção do Suicídio, na Escola Carolina Maria de Jesus.
A partir das 19h também na escola, uma mesa redonda com os pais e estudantes, e a participação dos psicólogos Mauro, Ana, Debora e Ana Carolina, falando sobre as diferentes atuações da Psicologia, prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental, destacando que o ser humano precisa se cuidar mentalmente.
O que é psicologia? O que faz um Psicólogo?
No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, data marcada devido a regulamentação da Psicologia como uma profissão no ano de 1964.
Mesmo sendo uma ciência antiga sua atuação é considerada recente e por esse motivo, esta profissão ainda é sujeita a estigmas e preconceitos. É comum encontrarmos pessoas que relacionam à prática da Psicologia ao misticismo ou até mesmo associando a atuação da Psicologia a "loucura".
Além da raiz filosófica a qual deu origem ao termo "psicologia", sendo Psique (alma) e Logos (estudo), esta ciência também possui raízes biológicas que analisam a correlação entre sistema nervoso central e os processos mentais, como também estudam o viés social de nossos comportamentos e emoções. Em outras palavras, a psicologia compreende o ser humano em suas várias dimensões biológica, psicológica, social, espiritual e comportamental. Partindo desses princípios o psicólogo é capacitado com estratégias de intervenção para atuar em vários contextos sendo eles: clínica, organizações, hospitais, escolas, saúde, esporte, assistência social, jurídico, meio ambiente, trânsito, entre outros. Sabendo disto, sua atividade profissional se configura de acordo com sua área de atuação.
O método de trabalho de cada psicólogo é baseado em sua teoria de estudo podendo ser: terapia cognitivo comportamental, psicanálise, gestalt, terapia sistêmica, psicologia analítica, entre outras. Cada uma destas teorias norteiam a prática do psicólogo e fornecem ferramentas necessárias para compreender as demandas e necessidades de cada pessoa.
Sendo o ser humano, o principal foco de estudo da psicologia e considerando que estamos em constante transformação junto ao meio em que vivemos, a psicologia enquanto ciência acompanha este movimento, se reinventando a cada instante.
*Este texto foi elaborado pelo coletivo de psicólogos da cidade Sacramento – MG, como parte das ações realizadas em comemoração ao Dia 27 de Agosto - Dia do Psicólogo.