Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Procon alerta contra golpes via redes sociais

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

O coordenador do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Assembleia, Marcelo Barbosa, grande amigo da cidade pela esposa que é sacramentana, fez esta semana um importante alerta aos usuários das redes sociais, em relação aos anúncios veiculados pela internet, com ofertas de produtos a preços muito baixos. Informa Marcelo que, “infelizmente, é cada vez maior o número de golpes em que os criminosos utilizam aplicativos (Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram) dentre outros, para vender produtos fictícios ou obter informações confidenciais, provocando grandes prejuízos financeiros às vítimas”.

O Procon recomenda a todos desconfiar das ofertas mirabolantes que chegam por e-mail, mensagens ou anúncios nas redes sociais. “A vontade de fazer um ótimo negócio pode transformar o consumidor em presa fácil para golpistas virtuais”, adverte. Para evitar problemas quando receber mensagens desse tipo, Barbosa orienta que não se deve acessar o link oferecido pelo anúncio ou pela mensagem:

“- A pessoa deve copiar à mão o endereço eletrônico do fornecedor em um papel e depois digitá-lo, ela própria, na barra do navegador de internet. Isso porque, nos golpes, o link geralmente remete a um site falso de uma empresa conhecida. Em caso de mensagens supostamente enviada por bancos”. 

Por fim, diz mais que o cuidado deve ser redobrado, porque informar dados bancários e senhas em um site falso pode representar um rombo imediato na conta.