A Prefeitura da cidade, através do serviço do Centro de Vigilância em Saúde, do Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) e Serviço de Limpeza da Cidade realiza neste sábado 19 o III Mutirão Voluntário contra o mosquito da Dengue (Aedes Aegyptis).
De acordo com Newton Cassimiro, coordenador do SCZ, Sacramento se manteve com baixo índice de casos confirmados no ano passado, o que mostra um trabalho eficaz dos agentes de saúde pública e contribuição da população com a causa. No entanto, ele ressalta a necessidade de alertar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, em especial nesse período de constantes chuvas.
“Como estamos nas férias de verão, solicitamos o apoio dos moradores para informar, através do telefone 3351-5428, sobre imóveis fechados com acúmulo de sujeira ou terrenos em situação de abandono. Quem for deixar a casa sozinha por vários dias, se atente com a limpeza do local e peça também a alguém de confiança vistoriar se existe água parada no decorrer dos dias por conta das chuvas, assim garantimos a segurança da nossa cidade em relação a dengue, chikungunya e zika vírus”, destacou.
Já o secretário Reginaldo Afonso dos Santos ressalta que, entre as epidemias mais alarmantes que vêm ocorrendo no Brasil, a Dengue tem tido papel destacado nos últimos anos. Segundo dados colhidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), normalmente de 3 em 3 anos ocorrem epidemias de Dengue em maior escala. A última aconteceu em 2016, quando foram notificados 1.140 casos com três mortes, informou.
“O que nos preocupa - alerta o secretário - é que de 2017 para 2018 já houve um aumento do número de casos, e 2019 é terceiro ano da última epidemia, quando, estatisticamente, é esperada uma grande epidemia. E não queremos que isso ocorra em Sacramento”.