Sob coordenação e participação das equipes de profissionais ligados à área da Saúde, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde iniciou nesta primeira semana de abril o Programa Saúde na Escola. As escolas do município vão receber durante todo o ano de 2019, equipes multiprofissionais compostas por médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educador físico, fisioterapeuta, auxiliares de saúde dental e agentes comunitários de saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, “a presença do profissional nos pátios escolares tem como objetivo estimular e reforçar hábitos saudáveis de alimentação, esporte, higiene e cuidados gerais, reforço do papel da família, ambiente saudável e equilíbrio emocional e físico”.
Diz mais que, “os educandos constituem um público vulnerável à publicidade de alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio, bem como a adoção de um modo de vida sedentário. Para combater esse mau hábito, os profissionais vão orientar os alunos (crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública) sobre alimentação saudável, combate a obesidade, atividade física, educação em saúde bucal, promoção da cultura da paz e prevenção da violência, e principalmente a importância da vacinação e do autocuidado, enfim, o programa tem como objetivo promover saúde e educação integral”.
O Programa Saúde na Escola prevê ainda a presença da UBS Itinerante, projeto que leva uma equipe multiprofissional para realizar triagem e atendimentos necessários aos alunos, um deles para a realização do Tratamento Restaurador Atraumático, tratamento alternativo para cárie dentária sem uso de anestesia e motor.