Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura entrega mais 30 escrituras aos moradores do Cajuru

Edição nº 1685 - 26 de Julho de 2019

Dando continuidade ao processo de regularização fundiária das casas populares do Residencial Cajuru, o prefeito Wesley de Santi de Melo entregou mais 30 registros de escrituras aos moradores do Residencial Cajuru. Ao abrir a reunião, o advogado Paulo de Tarso Natal Fonseca, Procurador do Município, fez um balanço do que espera cumprir até o final do ano. 

Marly Peres e Lana Fernanda Peres, mãe e filha, moradoras do bairro comemoram o recebimento da escritura de sua casa. “Essa é mais um vitória de um sonho sonhado há mais de 20 anos, que era ter a minha casa. E hoje, só tenho que agradecer ao ex-prefeito Biro, que criou o Cajuru e, agora, ao prefeito Baguá, por ter realizado esse sonho de ter a escritura da minha casa no bairro Cajuru.  Agora, tenho a certeza de que é a casa é minha, e 'minha casa é minha vida'”, diz, emocionada ao lado da filha. 

“Trabalhei muito no mutirão para construí-la. Eu fazia de tudo como servente, com muita alegria, porque sabia que ali seria a minha casa.  Mas faltava o documento de que ela de fato é minha. Minha filha Lana tinha dois anos. Eu ia trabalhar na casa e o meu filho, Marcos Vinicius, que tinha 14 anos, ficava cuidando da Lana. Íamos todos para o Cajuru e ele a olhava enquanto eu trabalhava. Estou muito feliz e agradecida. Lutei muito para conseguir essa casa, que é minha, o documento está aqui e desejo isso para todos”, afirma ao lado da filha Lana, coordenadora do IOS/Sacramento, que compartilha  da alegria da mãe. 

“Mamãe trabalhou lá, botou a mão na massa como pedreiro. Depois de trabalhar a semana inteira como doméstica, aos sábados e domingos ia pro Mutirão do Cajuru. Ela lutou pelos seus objetivos e é nesta luta que me espelho, no dia a dia, para ter minhas conquistas. É nela que vejo uma mulher muito forte, batalhadora, que suportou muita coisa, porque passamos por muitas dificuldades, mas graças Deus vencemos. E, ter essa escritura é muito gratificante. O Cajuru é minha base, é de onde vim, foi lá que fui criada, onde eu moro até hoje e tenho muito orgulho disso. Vendo a alegria de minha mãe ao receber esta escritura, para mim, esse gesto tem um significado muito grande. De olhar pra gente como cidadão, como pessoas trabalhadoras, que lutaram. Para mim, reconhecer o trabalho de todos esses moradores é muito gratificante”, frisou, emocionada.

Para Marly e Lana, o bairro Cajuru hoje está bem estruturado, mas precisa de atividades de lazer e educacionais para as crianças e jovens no contra turno escolar, aproveitando por exemplo o barracão do bairro para essas atividades, inclusive com aulas de computação. Segundo Marly e Lana, muitas   crianças ficam na CEMEI Cida Loiola e Lar Solidário, mas muitas, sobretudo jovens ficam ociosos. 

Sindoval Xavier da Silva também morador do bairro, fez agradecimentos ao ex-prefeito Biro, que começou o bairro e ao prefeito Wesley pela escritura recebida, depois de tanto tempo. “Agradeço, primeiramente a Deus, e ao nosso prefeito por nos entregar essa escritura. Agora posso dizer: 'Esta casa de fato é minha'. A casa é nossa! A casa é nossa! Não é de mais ninguém. Podemos ficar tranquilos, porque somos donos da casa”, disse, explodindo de alegria.