Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura desmonta decoração carnavalesca por ordem da Cemig

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

“Gambiarra por gambiarra, veja o que a Cemig apronta nessas ligações aéreas ao alugar seus postes para outras empresas cabear linhas. Há ali pelo menos 20 cabos trançados, todos abaixo da linha de alta tensão”, apontou o engenheiro e secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Araújo, lamentando a decisão de última hora, depois de uma semana de trabalho, e apresentada após a emissão de declaração para a realização do evento pelo Corpo de Bombeiros Militar de MG, conforme documento que tinha em mãos. 

Sob o título, “Declaração para realização de evento temporário de risco baixo', segue a autorização lavrada no dia 22 de fevereiro de 2019, às 16k32'21'': 'O Corpo de Bombeiros Militar de MG declara que o evento abaixo descrito encontra-se regularizado, conforme as informações prestadas pelo organizador e/ou responsável técnico, sendo classificado como de Risco Baixo, de acordo com os requisitos previstos na legislação do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigente”.

Falando ao ET, o engenheiro Sérgio disse que todos os passos foram seguidos antes de iniciarem a preparação do espaço do samba. “Há mais de 30 dias, o Corpo de Bombeiros de Uberaba, mandou a ofício orientando a prefeitura regularizar a situação caso fosse realizar o carnaval. Elaboramos e encaminhamos o projeto, que foi aprovado pela fiscalização do Crea-MG, e agora, no último minuto, veio um funcionário da Cemig, ordenando que retirássemos toda a decoração e as caixas de som que estão no passeio debaixo da rede elétrica”.   

Segundo o secretário, foram tomadas providências para reverter a situação, uma vez que a decoração, há vários anos, sempre obedeceu àquele padrão e nunca houve impedimento. “Tentamos de todos os meios melhorar a situação, ligamos, conversamos com diretores da Cemig. Eu mesmo falei com Walter Hugo, representante na região, prometendo trazer um engenheiro de segurança para emitir um laudo... Enfático, ele deu a seguinte condição: 'ou retirem tudo ou não ligamos a energia'. E é o que estamos fazendo”, explicou Araújo.

“Para não decepcionar ainda mais e não deixar Sacramento sem carnaval, vamos atender à determinação. E esperamos que essa ordem seja para todas a cidades, todo o Estado. Será um carnaval sem decoração, vão faltar o brilho e a beleza da rua toda enfeitada, mas carnaval vai ter”, prometeu o secretário, dando uma possível justificativa para a decisão da companhia: “Recentemente, em Uberaba, ocorreu um acidente por descarga elétrica em um evento público. E acho que é por isso, além das últimas tragédias ocorridas no país”, observou, completado pelo repórter:

- Como dizem, 'gato escaldado tem medo de água fria!!'