Dezenove cidades mineiras, entre elas, Sacramento e Campo Florido, foram selecionadas, por meio do Edital 01/2019, para receber apoio técnico da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), para a implantação de programas de coleta seletiva de lixo, através do Programa Minas Sem Lixões, criado em 2003 pela FEAM, para apoiar os municípios mineiros na implementação de políticas públicas voltadas para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos.
De acordo com o diretor de Gestão de Resíduos da FEAM, Renato Brandão, a estruturação da coleta seletiva dos municípios é um fator fundamental para a gestão ambiental, pois torna possível retirar grande parte dos resíduos destinados aos aterros sanitários e direcioná-los à cadeia produtiva.
“Isto é resultado de um trabalho do secretário Marinho, que sempre cadastrou o município e pela primeira vez fomos contemplados juntos com mais 18 cidades. Apenas duas cidades da nossa região, Sacramento e Campo Florido. E será feito aqui um trabalho na coleta seletiva, que foi implantada por nós na primeira gestão, mas precisa melhorar muito’’, comentou o prefeito Wesley, adiantando que nesta semana, técnicos da Feam estarão na cidade para as primeiras orientações. Vamos ter que trabalhar muito nisso, porque coleta seletiva é também saúde, qualidade de vida, uma tarefa que depende muito também dos munícipes’’, concluiu.