Pela primeira vez, o Brasil sediou um Concurso Mundial de Queijo, reunindo na vizinha Araxá, de 8 a 11 de agosto últimos, dezenas de produtores brasileiros, entre eles o casal detentor do prêmio 'Melhor do Mundo', Joel e Marly Leite, em 2017; e de outros cinco países.
Presente ao evento, o prefeito Wesley De Santi de Melo, falando ao ET, disse que se surpreendeu pelo megaevento promovido pela Associação Sertãobras, que tem como presidenta, Débora Pereira, mestre queijeira e jornalista da revista profession fromager,na França.
“- Estive presente na abertura do evento, realizado no Barreiro, onde foi montada uma megaestrutura para receber dezenas de produtores de queijo de seis países, entre os quais muitos deles aqui de nossa região, inclusive alguns de nosso município, como o casal Joel e Marly. Fiquei feliz porque, foram eles que conduziram a abertura do evento e lograram êxito também neste primeiro concurso no Brasil, com quatro medalhas de bronze”.
De acordo com o prefeito, as prefeituras da região, cujos municípios produzem queijo deram sua parcela de contribuição, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara, para o patrocínio do evento.
“Entendemos que temos que valorizar essa potencialidade econômica de nosso município, considerando, principalmente, nossa bacia leiteira e nossa produção de queijo num evento de repercussão internacional, do qual já detivemos o prêmio de fabricar o melhor queijo do mundo, através do casal Joel e Marly Leite, a quem aproveito para parabenizar pelas novos prêmios recebidos e, também aos organizadores, na pessoa da empresária e jornalista Débora Pereira”, justificou.
Durante o evento foram degustados cerca de quase mil queijos de seis países que foram selecionados e avaliados por um corpo eclético de jurados nacional e internacional, entre produtores artesanais e industriais, curadores, comerciantes, pesquisadores, chefes de cozinha e jornalistas de gastronomia. Um dos jurados foi Roland Barthélemy, presidente da Guilde Internationale des Fromagers, associação francesa com cerca de 6.500 profissionais queijeiros no mundo todo, que esteve presente no evento com 17 representantes.
De acordo com a jornalista Eika Carille, que acompanhou o prefeito Wesley De Santi ao evento, participaram do concurso 953 queijos distribuídos em 53 mesas, todos enumerados por lotes. “Em cada mesa havia três jurados de diferentes lugares e segmentos, que degustavam e anotavam a especificação (sabor, textura, aroma, etc) de cada queijo, e assim iam selecionando”, explica, acrescentando que entre uma degustação e outra, para fazer desaparecer o paladar que permanecia, os jurados comiam fatias de maçã.
A Associação SerTãoBras, promotora do evento, foi criada há 12 anos e é dirigida pela Mestre Queijeira Débora Pereira, que é jornalista da revista Profession Fromager na França e escreve o blog “Só Queijo” no caderno Paladar do jornal Estado de São Paulo desde 2017.