A Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande) composta por 13 municípios, na avaliação de seu vice-presidente, Wesley De Santi de Melo, é de grande importância com relação à representatividade, projetos e ações institucionais junto ao governo do Estado.
E o governador Romeu Zema já sinalizou que vai governar ouvindo as associações. Na reunião feita com a Anvale em Uberaba, ele frisou que vai trabalhar mais de forma regional. Muitas vezes, não tem como receber todos os mais de 800 prefeitos do Estado em palácio, por isso, ele nos adiantou que quer promover encontros regionais, através das associações, para conhecer as demandas de cada município”.
Para o prefeito Wesley, a reivindicação em nível de associação fica mais fácil e ganha mais força. “Ainda mais, porque a Amvale, representada pelo prefeito Paulo Piau, de Uberaba, faz parte do G 70, que é uma associação que reúne os 70 municípios que compõem o Triângulo Sul (Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba)”, justificou.
Empossado também como membro do Conselho Fiscal do Convale (Consórcio Intermunicipal de desenvolvimento Regional), Wesley explicou que o órgão foi idealizado e criado pela Amvale para realizar projetos través de parcerias entre os municípios”.
“Através do Convale é que temos convênio do lixo, de asfalto, mão de obra, materiais diversos. Através do Convale, as licitações são feitas para todas as cidades, barateando os custos. Uma coisa é um município comprar uma tonelada de asfalto, outra é comprar dez toneladas. O preço sai muito mais em conta. Então, essa união é muito importante para todos os municípios”, justificou.
Prossegue, afirmando que, se não fosse a união dos municípios através dessas entidades, a situação estaria muito pior, diante das dificuldades porque passa o Estado. “Graças a essa união, o governador começou a fazer os repasses em dia no mês de fevereiro. Então, tudo que é trabalhado em nível de cooperativismo, associação, união tem mais força”, defende.