Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito entrega revitalização de mais uma escola

Edição nº 1666 - 15 de Março de 2019

O prefeito Wesley De Santi de Melo entregou nessa terça-feira 12, à comunidade escolar da Escola Municipal Naná Kubistchek, localizada às margens da rodovia MG 428, na comunidade de Jaguara, a sua revitalização, que constou, além da pintura completa, assentamento de azulejos nos banheiros, reforço e troca do telhado, troca do portão, do piso, revisão na parte elétrica e hidráulica e outros pequenos reparos.   

 

Escola Naná Kubistchek funcionava na vila da Usina de Jaguara

“A EM Naná Kubistchek tem uma história interessante - comentou ao ET, a secretária de Educação, Cibele Magnabosco - Ela funcionava na antiga Vila da Cemig, um grande condomínio residencial construído para abrigar os engenheiros e futuros funcionários responsáveis pela operação da Usina de Jaguara, inaugurada em 1972, até que foi desativada e colocada à venda. Até então, a escola da comunidade funcionava ali, quando então foi transferida para este local. Construída no governo do então prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, foi inaugurada pelo atual prefeito, Wesley De Santi, que concluiu os arremates finais em seu primeiro mandato. 

A escola atende hoje uma clientela em torno de 50 a 60 alunos de toda a região, inclusive alguns alunos de Rifaina, do 1º ao 5º anos do ensino fundamental. “Temos uma equipe de professores e funcionários  muito boa, com resultados muito satisfatórios”, reconheceu a secretária. 

Em nome dos pais estudantes da escola, as alunas Vitória Belai Moreira e Maria Eduarda Pereira Lima Gomes, respectivamente, agradeceram a reforma com um singelo discurso e execução de duas peças musicais ao som de flauta doce, seguidas pelos agradecimentos da diretora Tatiane Melo Miguel.

“Vocês são a razão de tudo o que estamos vivendo hoje, pois tudo que foi pensado,  projetado e executado aqui é para vocês. A escola é de vocês, portanto, zelem bem dela”, disse, agradecendo aos pais pela confiança depositada e apoio dado à equipe. E, finalmente agradeceu à secretária de Educação e ao prefeito Wesley pela sensibilidade no atendimento das necessidades da escola.

 

“- Nossa comunidade está muito feliz, pois a escola ficou mais bonita, confortável  e segura, o que sem dúvida favorecerá e muito na aprendizagem. Em nome de todos, agradeço a todos aqueles que direta e indiretamente contribuíram para essa reforma”. 

Educação sempre foi uma de nossas prioridades
A revitalização da EM Naná Kubistchek faz parte do compromisso do prefeito, assumido no início da gestão, de revitalizar todos os prédios públicos do município. “É uma reforma geral, realizada após uma visita, vistoria e de conversa com a comunidade escolar, da qual fazem parte a direção, professores e servidores, alunos e pais. A escola não foi construída na nossa gestão, mas aconteceu aqui uma coisa  atípica, a laje desabou. Felizmente, não havia ninguém. Tivemos que antecipar a reforma e, como íamos reformar a laje, fizemos o que tinha quer feito, troca do telhado, reforma geral e revitalização do entorno. 
Enfim, uma série de serviços, apesar de ser um prédio relativamente novo, mas a escola precisava, pois as condições em que estava ameaçava a segurança dos alunos e professores. Estamos deixando à comunidade um ambiente mais agradável e mais seguro para todos”, frisou o prefeito em discurso aos alunos e pais presentes na inauguração.
 Ao entregar a obra, o prefeito informou que outras três escolas vão ser reformadas e revitalizadas ainda em seu mandato: EM Luiz Magnabosco e João Cordeiro, no bairro Na. Sra. do Perpétuo Socorro e EM Júlio Borges, no povoado de Jaguarinha. “Essa é uma maneira de darmos um pouco de atenção aos estudantes, servidores e à comunidade, oferecendo um ambiente limpo e confortável’’. 
“Educação é uma das nossas prioridades, ao lado da Saúde, de nosso governo. Com isso, preservamos o patrimônio do município, há muito tempo esquecido. No lugar de prédios sucateados, necessitando de reformas e reparos, temos hoje escolas públicas municipais a altura de nossa população estudantil, tanto na cidade quanto na zona rural. Entendo que a Escola é uma extensão de nossa casa. Sempre que possível, ela deve ser reparada e mantida sempre adequada para nossos alunos, professores e servidores. Se não cuidar acaba, então vamos reformar, revitalizar  todos os prédio públicos”, finalizou, descerrando a placa com outras autoridades.