A ponte Ângela Madalena Scalon, popularmente conhecida como ponte da Carmelita, no rio das Velhas ficará interditada a partir do dia 6 de janeiro e assim permanece até o dia 2 de maio próximo, devido às obras que tiveram início nessa quinta-feira 26 para execução de sua reestruturação, pela empresa Barsa Engenharia Ltda, de Brasília, a um custo de R$ 866.208,85, pagos com recursos próprios do município.
“Trata-se de uma outra obra de imprescindível importância de nossa administração, que será feita nos próximos 90 dias a um custo de quase 1 milhão de reais de recursos próprios. Há muito tempo, viemos correndo atrás de recursos, porém em vão. E diante de sua importância para a segurança dos moradores de toda aquela vasta região, do outro lado do rio, tivemos que tomar essa decisão de bancar a obra com recursos do governo municipal. A licitação foi feita, a Barsa Engenharia será a responsável pela obra, que deve ser entregue no início de maio”, justificou o prefeito Wesley De Santi de Melo, pedindo a compreensão de todos. “Pedimos a compreensão de todos os moradores que se servem daquela ponte, paciência e compreensão, pois o que estamos fazendo, nada mais é do que garantir a segurança de todos que por ali trafegam”.
Para o engenheiro da Prefeitura, Sérgio Araújo (foto), que vai acompanhar a obra como fiscal da Prefeitura, a empresa Barsa se comprometeu a agilizar o serviço para entregar a obra antes do prazo estipulado.
“Diante de sua importância para os moradores, que serão obrigados a dar uma volta em torno de 30 quilômetros, passando pela estrada da Perdizinha e BR 262, pretendemos que a obra seja executada com a maior rapidez possível, sem perder ou prejudicar a qualidade do serviço. Por esse motivo a empresa vai contar com muitos funcionários”, disse, chamando atenção para o período em que a ponte ficará interditada.
“O serviço de preparação do canteiro de obras foi iniciado nessa quinta-feira 26, ainda com livre acesso na ponte, mas a partir do dia 6 de janeiro, a interdição será completa, com porteiras e cadeados de ambos os lados, pois serão retiradas todas as placas de cimento armado de seu piso”, justificou informando que o projeto da ponte estará disponível para quem quiser conhecer e ressalta a participação do Ministério Público, no processo.
“Iniciamos nessa quinta-feira 26 o serviço de terraplanagem. E todas aquelas placas do piso da ponte, um total de 104, com 1m x 4m e 20 cm de espessura, de concreto armado, serão aproveitadas pelo município em pequenas pontes e canais de água construídos no município’’, esclarece.
Conforme Sérgio, na região não há empresa com a tecnologia a ser adotada na ponte. “A empresa é de Brasília, porque na região nenhuma empresa tem a tecnologia que será usada para a ponte, que demandam a utilização de placas de alumínio, que não precisam de madeira para formas ou contenção de escoramento. A ponte será toda metálica. Será usado o concreto usinado de 30 MPA (Mega Pascal) que tem uma resistência quase que equivalente à do aço e dimensionada para carga de 30 mil Kg pela Universidade Federal de Uberlândia, com corrimão metálico estrutural e pórticos que vão definir a carga, e com fiscalização criteriosa. “Estamos fazendo uma obra para atender todo o município”, frisou o engenheiro, em entrevista ao ET.