Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia Ambiental entrega certificados a mais quatro turmas do Progea

Edição nº 1704 - 06 de Dezembro 2019

Estudantes do quarto ano do ensino fundamental das escolas municipais Profª Sílvia Vieira e Luiz Magnabosco e das estaduais, Afonso Pena Junior e Sinhana Borges receberam as Carteirinhas de Agente Ambiental e os certificados de conclusão do Programa de Educação Ambiental  (Progea), da Polícia Militar de Minas Gerais, coordenado pela  PM de Meio Ambiente de Sacramento (PMamb). 

 

Presidida pelo Tenente Paulo Célio Gomes da Silva, Cmt de Pelotão representando o Cmt  da 5ª Companhia de Policia Militar de Meio Ambiente, sediada na cidade de Uberaba, a solenidade realizada no poliesportivo Mário Antonio de Almeida e coordenada pelo comandante da PM Mamb e mediador do curso, Sargento Anilton da Silva Egídio, contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo;  presidente da Câmara, Matheus Fonseca Bizinoto e demais vereadores, vice-prefeito Osmar Trevisan Jr; Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente , José do Egito de Castro Souza, representantes de entidades diversas, diretores, professores das escolas participantes e familiares dos formandos. 

De acordo com o comandante Sargento Anilton, 92 alunos das quatro escolas receberam os certificados e as carteirinhas de agentes. “O programa visa inserir na criança o pensamento de pertencimento  ao meio ambiente, fazendo com que ela busque alternativas sustentáveis para melhorar a sua qualidade de vida e do ambiente onde está inserida, o programa atinge com esta quinta edição, 533 formandos”, disse, explicando como são as aulas. “As aulas trazem coisas simples, do dia a dia que podem fazer a diferença na vida da criança. E o principal, elas levam esses ensinamentos para casa, para o bairro onde moram, enfim para as pessoas ao seu redor”. 

O Ten Cmt Paulo Célio, falando ao ET, disse que o programa foi criado pela PMMG em 2014 em caráter experimental e teve tanto sucesso, que em 2015 expandiu para todo o Estado. “Para a expansão em 2015, ele foi sedimentado e formatado de forma a ter um padrão único em todo o território mineiro, visando sempre capacitar e estimular as crianças a verificar os problemas ambientais que circundam a sua realidade e buscar soluções possíveis de serem realizadas”, explicou, ressaltando o papel do policial como mediador da aprendizagem.“- É importante destacar que o policial não vai à escola como professor, mas como mediador. Durante esse processo, a criança se torna mais madura em termos de preservação e da importância dos recursos ambientais e todas elas vão estimulando os pais, amigos, parentes a praticarem ações sustentáveis e a divulgar a importância desse trabalho”.

O prefeito Wesley De Santi, saudando e parabenizando os pais, dirigiu sua mensagem aos formandos, afirmando que eles serão os multiplicadores daquele projeto. “Tudo se inicia na base e esse programa, com o intuito de fazer essa conscientização por melhores dias nessa questão ambiental, e tão necessária nos dias de hoje, tem em vocês crianças, os multiplicadores de todas essas ações de preservação e conservação do meio ambiente. Vocês vão multiplicar esses ensinamentos e serão sempre mediadores dessa mudança”, frisou, parabenizando a Polícia Militar Ambiental por mediar o programa e às diretoras pela abertura das escolas para propiciar a educação ambiental de seus alunos.

 

“Está aí a nossa esperança,  para que no futuro todos passem a jogar o lixo no lixo...

Para a diretora da EE. Sinhana Borges Naara Cristina Moreira Mota, o Progea vem de encontro às necessidades atuais em relação ao meio ambiente.  “Um projeto muito importante, porque hoje precisamos trabalhar muito a conscientização do meio ambiente. Os alunos gostam muito e a gente percebe isso na atitude dos meninos que a cada dia cobram um pouquinho dos colegas e até dos professores e da direção. Eles ficam o tempo todo vigiando as atitudes dentro da escola. E está aí a nossa esperança, para que todos passem a jogar o lixo no lixo. Este ano foi muito trabalhada a questão de desperdício e do lixo coletado todos os dias na escola. Eles fizeram uma análise e a conscientização de toda a escola para melhorar nesse aspecto”, explica, destacando que o programa faz parte das aulas de Ciências. O programa tem como mediador o Sgt Anilton, que vai à escola uma vez por semana, com a presença do professor da sala, que trabalha as atividades apresentadas pelo policial mediador. 

Da EM Profª Sílvia Vieira, 22 alunos concluíram o curso. Conforme a diretora Gislene Aparecida de Almeida Silva, o programa só vem somar na educação dos pequenos. “O Programa é tão importante que nossa escola até gostaria de ampliar para outras turmas, porque os meninos aprendem fazendo. É um trabalho feito   de maneira que as crianças levem para casa, para a comunidade onde vivem. Um programa muito bom, que só vem aprimorar a conscientização, pena que só seja destinado aos alunos do quarto ano”, lamenta.

A diretora da EM Luiz Magnabosco, Elisângela Cristina de Oliveira  completa: “Os alunos aprendem e ensinam. Levam para os pais e colegas a importância de cuidar bem do ambiente onde se encontram. É perceptível o modo como trabalham na escola, sempre conscientizando os colegas em relação ao consumo d´água, papel no chão e eles mesmos fazem a coleta”, explica, acrescentando que 18 alunos concluíram o curso. 

 

Tânia Aparecida Moreno, diretora da EE Afonso Pena Jr, que participou com 25 alunos,  também avalia positivamente o Programa. “As crianças ficam muito animadas desde a chegada dos policiais mediadores na escola e isso desperta neles o interesse e o amor pela natureza, pelos projetos ambientais. A maioria dos alunos não conhecia uma usina hidrelétrica e tiveram essa oportunidade através do programa. É uma matéria muito empolgante pra eles e, para a escola é um ganho muito grande. É mais um projeto que está dentro da programação curricular e que vem somar com o trabalho dos professores”. 

 

Alunos premiados

Além dos certificados e da Carteirinha de Agente Ambiental para todos os estudantes, alguns alunos foram premiados pelos bons resultados na prova de conhecimentos de Educação Ambiental. São eles: Julio Cesar De Almeida Melo (EE Sinhana Borges), Graziely Rodrigues Gonçalves (EM Luiz Magnabosco); Raphaela Camili Paulino Peres (EE Afonso Pena Junior); Valentina Silveira Borges De Santi (EM Profa Silvia Vieira) e Marya Clara Rosa De Freitas (EE Afonso Pena Junior) pontuador geral entre todas as escolas. Conforme explica o mediador Sargento Anilton. “Eles foram avaliados através de desenhos; aproveitamento escolar, já que o programa é multidisciplinar e pelo comportamento nas aulas e na escola. Na somatória, aqueles que mais se destacaram foram premiados com uma bicicleta ofertadas por empresas "amigas" do PROGEA”.