O prefeito Wesley De Santi de Melo lançou o projeto Fila Zero II, que tem como objetivo zerar as filas para a realização de diversas cirurgias eletivas de média complexidade e exames ligados à necessidade dessas cirurgias que aguardam agendamento no setor de regulação do Estado, através do SUSfacil.
“Entre esses exames, estão alguns que são aguardados há mais de cinco anos na fila e não tiveram acesso nos serviços de referência na macro região de saúde Triângulo do Sul”, informou o prefeito na reunião realizada no CRES Antônio Júlio, na manhã dessa quinta-feira 28.
Ao lançar o projeto, o prefeito Wesley parabenizou o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, e toda a equipe da secretaria pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado na pasta, através dos programas e projetos disponibilizados em benefício da população.
Fazendo um restrospecto, o prefeito pautou também as inúmeras ações feitas pela administração municipal naquele setor, citando, especialmente, o convênio assinado com o Consórcio Cistrisul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul) para manutenção dos serviços de um helicóptero (Samu Aeromóvel) para socorro em casos de atendimento urgente. Agradeceu à Câmara Municipal através do vereador presente, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, por sempre estar aprovando projetos destinados a saúde que visam atender as necessidades da população.
Finalizou afirmando que “os melhores investimentos não são aqueles aplicados em obras físicas e sim em ações que visem melhoria da qualidade de vida da população, obras que não descerram placas, mas promovem a saúde salvando vidas”.
O vereador e médico, Pedro Teodoro, na sua mensagem cumprimentou o prefeito e o secretário de Saúde pela resolutividade que o programa Fila Zero traz para a população de Sacramento, zerando as filas de exames e cirurgias, contrastando com as políticas públicas do país.
“Enquanto o país corta gastos na saúde e o governo estadual não repassa verbas para as prefeituras, Sacramento através de uma gestão eficiente aplica mais de 30% de seus recursos na saúde, realiza várias ações visando o bem-estar da população e cumpre um dos ensinamentos de Jesus: 'Que todos tenham vida em abundância' ”.
Na oportunidade, o médico oftalmologista, Ramiro de Paula Oliveira Neto, também parabenizou a administração pela iniciativa, ressaltando que em todos os seus anos de profissão nunca presenciou uma Prefeitura fazer esses tipos de cirurgias com tanta presteza e com recursos próprios, lembrando que foram realizadas 240 cirurgias de catarata e agora 60 cirurgias de perígio.
Diferença entre os projetos Fila Zero I e II
O secretário Reginaldo Afonso dos Santos explicou que a diferença entre os projetos Fila Zero I e II está na complexidade dos exames e cirurgias. O Fila Zero I, lançado no dia 6 de julho do ano passado, teve o objetivo de zerar as filas para a realização de 333 tomografias, 225 ressonâncias magnéticas e 362 cirurgias de média complexidade, zerando a demanda.
Já o Fila Zero II objetiva zerar filas do SUSfácil com a seguinte demanda: 50 colonoscopias, 60 endoscopias, 25 densitometrias ósseas, 60 cirurgias de pterígio e uma fila de cerca de 100 cirurgias que já vêm sendo realizadas na nossa Santa Casa desde janeiro deste ano.
De acordo com o secretário, a exemplo do Fila Zero I, o prefeito Wesley destinou um financiamento de até R$ 2 milhões para o Fila Zero II e para manutenção dos demais exames solicitados atualmente como radiografias e ultrassonografias em geral; audiometria e impedanciometria; cintililografia; colonoscopia; densitometria; ecocardiografia; endoscopia; holter; mapa; espirometria; teste de esforço; nasofibroscopia; laringoscopia além dos diversos exames laboratoriais.
Está previsto ainda a realização de mutirões de consultas e avaliação dos resultados com a contratação de médicos e outros profissionais necessários, Transporte para realização em outras cidades e despesas com outras demandas que surgirão com a realização dos exames.