A Prefeitura Municipal lançou na tarde dessa quinta-feira 10, na EM Profª Sílvia Vieira, que atende 600 crianças de 4 a 10 anos, da Educação Infantil ao quinto ano, em dois períodos, matutino e vespertino, o Programa Cárie Zero, que tem por objetivo realizar atendimento preventivo e curativo da população infantil matriculada nas escolas municipais.
Recebido pela diretora Gislene Aparecida de Almeida e equipe de dentistas da Prefeitura que atua no setor, o prefeito Wesley De Santi e o secretário Reginaldo Afonso falaram à comunidade escolar sobre o projeto, que nasceu a partir de um diagnóstico do Projeto Bandeira Cientifica da USP, que esteve na cidade no final de 2017, quando constatou um alto índice de cáries nas crianças.
“O trabalho realizado pelo Bandeira Científica foi muito importante para Sacramento, pois além do trabalho realizado com consultas, diagnóstico de doenças e encaminhamentos e até doação de óculos à população, ele levantou todos os problemas relacionados à saúde, às questões sociais, ao urbanismo e à mobilidade urbana, dentre outros, fazendo um diagnóstico de toda nossa realidade. E nesse trabalho, o projeto constatou o grande índice de cáries na população infantil, razão de estarmos implantando, através da Secretaria de Saúde, esse projeto 'Cárie Zero'”, explicou o prefeito aos professores e pais dos alunos reunidos no galpão da escola para assistir a uma atividade pedagógica realizada pelos alunos.
Reginaldo ressaltou o objetivo do programa que é zerar as cáries das crianças começando com a EM Sílvia Viera e dali para as demais. “Adquirimos todos os equipamento necessários, temos uma equipe treinada competente para atender as crianças de todas as escolas da cidade”, explicou.
Ricardo Monteiro dentista responsável e coordenador da prevenção, juntamente com a coordenadora da Saúde Bucal, Mírian Cruvinel do Prado Melo contam com uma equipe composta pela dentista Maria Josina e sete auxiliares que estarão juntos no Programa Cárie Zero.
“O Programa consiste de prevenção, que consta de escovação, bochecho com flúor, aplicação tópica de flúor realizado pelas auxiliares e, no consultório serão realizados os atendimento de restauração, extração, abertura para canais, enfim, todos os atendimentos que forem necessários. Este é um consultório portátil que será levado de um lugar para outro com o objetivo de zerar a cárie. Terminando os atendimentos aqui, iremos para outra escola”, explica, com a coordenadora da Saúde Bucal, Míriam, completando.
“- Com relação à prevenção, serão distribuídas seis mil escovas de dentes aos alunos das escolas municipais para escovações e bochechos com flúor. Isto será feito, mensalmente em todas as escolas da cidade e da zona rural”.
Para a diretora Gislene, o programa será muito importante para a saúde bucal das crianças. “Já vínhamos fazendo um acompanhamento odontológico com os dentistas da Prefeitura, mas havia a dificuldade de estar levando essas crianças até a UBS para o tratamento, agora com um consultório aqui será muito mais fácil, mais seguro, porque não precisaremos sair com as crianças com. O Cárie Zero chega em boa hora, porque as crianças têm uma grande necessidade dessa prevenção e do tratamento, com a vantagem de todo o tratamento ser feito na própria escola, sem necessidade de deslocamento para a UBS”.
Projeto Encantar
Concomitante à entrega do consultório, a EE. Profª Silvia Vieira está realizando o Projeto Encantar. “Através e apresentações, estamos promovendo uma mostra do trabalho de música que é realizado com os alunos pelos professores Walter Rios e Mariinha, envolvendo todas as crianças desde os quatro anos, com a Flauta Doce, ministrada pelo professor Walter, que criou inclusive a Orquestra de Flautas, e a Profa. Mariinha trabalha o canto. E hoje estamos fazendo uma apresentação para os pais.