Dezembro é um mês mágico. No mundo todo, cristãos ou não cristãos, a humanidade celebra, lembra ou faz menção, no dia 25 de dezembro, à figura do Menino Jesus. É Natal, a festa cristã. De uma forma especial, Sacramento viveu essa magia neste ano de 2019, que antecede o bicentenário de Sacramento, de uma forma mais eloquente, com várias atrações apresentadas no centro da cidade.
Depois de abertas oficialmente as festividades natalinas com o Natal de Luzes, na última segunda-feira 16, deu-se início à programação da Agenda Cultural preparada pela Comissão Organizadora dos 200 Anos, que começou com a Parada Natalina, na av. Rio Branco, com a participação de vários grupos.
A 'Sagrada Família' abriu o cortejo, seguido dos alunos/as do Núcleo Musical Claudia Garcia e das bailarinas da Profa. Eliana Borges; Trupe da Inclusão; Artesãos da AASA; Associação dos Protetores dos Animais de Sacramento (APAS); Grupo de Doadores de Sangue; Filhas de Jó; Interact e, fechando a Parada Natalino, a figura carismática do Papai Noel, que não veio em um carro puxado por seis renas, mas bem à moda contemporânea, um Jeep movido a 100 cavalos.
A seguir, no palco montado em frente ao velho Sacramento Clube, desfilaram, durante a semana artistas pratas da casa: Claudia Cruvinel e alunos de sua Escola de Música; Ballet Eliana Borges; Musical de Pai pra Filho, da Escola Eurípedes Barsanulfo; os irmãos Kassabian, Guilherme e Rodrigo; o trio Camila, Rafael e Leo Amui; membros do Movimento Rock In Sacra; cantora Vanessa Vox e filha; Banda Lira do Borá; Lis e Jô; Talentos Kids; Orquestra de Viola; Paulo Victor e Guilherme e Vadim Violeiro estão animando as noites até o dia 23.
Ainda na Agenda Cultural fizeram parte da programação, a Gastronomia 200 Anos, com delícias criadas pelos comerciantes do ramo alimentício: Cantina do Kontchaines com o Polpertone; Pastelaria Tudibão, com pasteis inéditos som recheios de Ragu de Rabada; o Vegetariano, com massa enriquecida com espinafre e recheio de gabiroba e proteína de soja e o Pastel Doce com recheio de melado de cana e queijo canastra, seguidos por outras duas empresas do ramo, o Mega Dog e o Parada Obrigatória.
Feira de Artesanato e Gastronomia oferece muitas novidades
Instalada bem no coração do centro comercial, na Visconde do Rio Branco, a Feira de Artesanato e Gastronomia oferece um grande mix de produtos que tem atraído os clientes. O ET foi conferir de perto, aproveitando para conversar com alguns artesãos.
* Sâmia Gomes e Mônica Aparecida Lúcio, da Arteco e Tatiana Miranda Barros, da Tribo Raiz, comemoram ao oportunidade de poder expor e comercializar os seus produtos neste tempo de festa. “Quando as oportunidades aparecem temos que agarrá-la e oferecer o que temos de melhor. Estamos muito felizes por podermos representar o artesanato de Sacramento com outros artistas. Nunca tivemos um espaço destes no final de ano e torcemos para que continue”.
* Vanusa da Silva Delfis no stand da ASAA (Associação dos Artesãos e Artistas de Sacramento) faz tapetes diversos e mantas em crochê, todos confeccionados com a linha Nº 6 ou mais, e ressalva que o stand reúne produtos de vários associados. “Aqui estamos com produtos de vários artesãos, como a Leila Tiago, Dorinha, Ângela Zago, Patrícia, Rejane, Débora e outras, cada uma com sua especialidade, em gesso, barro, tecido, telas, bordados diversos e doces. Para nós foi uma grande oportunidade por estarmos no ponto mais movimentado da cidade nestes dias”.
* Daniela Branquinho confecciona laços, tiaras e outros enfeites para crianças, dividiu espaço com Adriana que trabalha com decoupage e se diz agradecida pela oportunidade. “Muito, bom, uma grande oportunidade para todos nós artesãos, e agradeço pelo convite. Isso é muito importante dá visibilidade ao nosso trabalho, temos oportunidade de vender e também uma forma de reconhecer o nossos artesanato”.
* Kauani, da Cacau Art´s oferece desde enfeites para cabelo, biscuit e até blusas, dividiu espaço com Simone, da Sabor de Arte que levou delícias como panetone trufado e panetone no pote, bala de brigadeiro, moedinhas da sorte decoradas de chocolate.
* Andreia Suculenta, como o nome indica, é expert no cultivo de plantas suculentas e vasinhos de plantas diversas e arranjos, tudo em promoção.
*Também Dedé Dantas, que tem como hobby as plantas estava lá com as suculentas e plantas diversas. “Muito boa esta iniciativa, bom para nós e bom para a cidade. E temos que prestigiar, afinal Sacramento nos recebeu de braços abertos, aqui criamos nosso filhos... Colando à sua banca, o Carlos Alberto, artista da argila que confecciona fontes de água, tudo artesanalmente, utilizando gesso e cimento. “É uma oportunidade para divulgar o nosso trabalho. Faço várias tipos de artesanatos, mas já faço as fontes há quatro anos”.