Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Novos diretores do Codema tomam posse

Edição nº 1694 - 27 de Setembro de 2019

O prefeito Wesley De Santi de Melo deu posse à nova diretoria do Codema - Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente, em reunião realizada no Centro de Desenvolvimento Rural 'Anésio Gonçalves de Melo', na manhã dessa quarta-feira 25 (veja box). O novo presidente é o secretário de Meio Ambiente, do município, Marinho Martins Severino II, que substitui o extensionista Emater, Alisson Rodrigues de Jesus Souza, que abriu a reunião, agradecendo aos membros que estiveram com ele na função.

Avaliando a sua gestão, Alisson destacou que assumiu a presidência há um ano, na qualidade de vice-presidência, na vacância do presidente, visando fazer o melhor para o município. “Nosso intuito no Codema é sempre voltado para melhorar e atender as demandas do município, sempre priorizando a qualidade de vida, evitando supressões desnecessárias da vegetação no município, fazendo as coisas de maneira bem consciente e sempre seguindo a legislação”, destacando que a grande demanda nesse um ano foi a questão da arborização correta, que carece de orientações quanto à escolha das árvores mais recomendadas e menos agressivas às vias urbanas devido aos passeios muito estreitos, fiação elétrica e redes de água e esgoto.  

 

Codema é um órgão extremamente importante

O prefeito Wesley De Santi destacou a importância do órgão no município. “Hoje, a competência municipal em qualquer ação depende do Codema, ainda mais nos dias atuais, quando vemos tanta preocupação com o clima. Exemplo disso é a recente supressão de vegetação na rodovia da Gruta que estamos fazendo devido a construção da pista de caminhada, mas tudo foi feito dentro da lei, licenciada e autorizada. Vamos suprimir 30 árvores e recompor o trajeto com 100 novas árvores plantadas ao longo da pista”, justificou.

De acordo com o prefeito, o Codema é um órgão extremamente importante e necessário no município, para deliberar tudo que diz respeito a esse bem que é de todos, já que somos todos o ambiente”, afirmou mais, destacando que a revitalização e arborização da cidade continua, adiantando que está sendo feito um estudo para que sejam firmadas parcerias público-privadas para que empresas passem também a cuidar das praças.

“O Sicoob está interessado em cuidar da praça Getúlio Vargas; o Scala tem interesse na praça do Santo Antônio, onde está uma de suas unidades. E isso é interessante, pois estamos vivendo uma época de muita instabilidade climática, tempo muito seco, longos períodos sem chuvas, mesmo apesar de tantas ações de conscientização”, ponderou, lamentando as últimas ocorrências de queimadas em Sacramento e nos municípios vizinhos.

“É lamentável que as pessoas provoquem esse tipo de crime, botando fogo, depredando bens públicas, praças. Infelizmente, ainda há uma falta de consciência muito grande. Quem sabe passando os cuidados  das praças para empresas, as pessoas não respeitem mais. Não podemos desistir”, conclamou.

Wesley falou também do núcleo da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) que faz  o acompanhamento do processo de regularização ambiental em todas as suas fases, que foi implantado no município, visando agilizar os processos.

“Quando implantamos aqui a ‘Supranzinha’ foi com o objetivo de dar mais celeridade e comodidade a esses licenciamentos. Muitas vezes, alguns processos simples, pequenos levavam três, quatro anos para terem um parecer na Superintendência Regional em Uberlândia. Agora, não, é tudo resolvido aqui no menor tempo possível”, enfatizou.

Respondendo a uma reivindicação do vice-presidente do Codema, Maurício Scalon, o prefeito Wesley De Santi informou que já está agendado um concurso para efetivação de pessoal na função, o que vai garantir uma qualidade permanente do serviço.

 

 

Nova Diretoria

Presidente: Marinho Martins Severino Segundo

Vice-presidente: Mauricio Marques Scalon

1º Secretário: Marcos Antonio Alves

2º Secretário: Melchior Reis do Prado

Câmaras Técnicas

Marrom (Solo): Marinho, Marcos, Reinaldo e Alisson

Verde (Vegetação): Mauricio, Thiago, Alisson e Marinho

 Azul (Água): Osny, Joelma, Maurício  e Claudiano

 

Codema e Secretaria caminham juntos

Em entrevista ao ET, o novo presidente Marinho II, disse que o Codema é um órgão municipal que tem a função de fiscalizar as ações desenvolvidas no município, em relação ao uso racional da água, vegetação, resíduos sólidos, enfim em tudo relativo à área ambiental. Tem também a função de deliberar e auxiliar nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente para a preservação da Casa Comum, o meio ambiente.

De acordo com Marinho, todas as ações a serem adotadas sempre são pautadas nas legislações municipal, estadual e federal, lembrando que a municipal, sempre deve ser mais restritiva que as demais. “A legislação municipal nunca deve se sobrepor à estadual e a federal e todos os procedimentos, autorizações passam pelo crivo do Codema que, após avaliar todos os critérios podem impedir ou autorizar, por exemplo, qualquer requerimento ligado ao meio ambiente, explica destacando que o  Codema deverá  passar por uma reestruturação.

“Vamos ter que rever o estatuto interno e fazer as adequações necessárias para que ele seja mais atuante e possa contribuir de forma mais eficiente com a sociedade. E esperamos poder fazer uma boa gestão com transparência, respeito ao meio ambiente, pensando sempre no bem comum de todos”, afirma, adiantando que uma das questões em pauta será a fomentação das Câmaras Técnicas compostas pelos conselheiros do Codema, que são representantes do poder público e da sociedade civil.

“São três câmaras técnicas, a Verde, voltada para projetos de supressão, plantio de vegetação e arborização; a Marrom atua nas questões industriais e empresariais diversas na parte de  vistorias, licenciamentos, etc  e a Azul, para a questão da água: reservatórios, captação, proteção e preservação. E queremos implementar bem essas câmaras para que possam atuar conjuntamente com a secretaria para que tenhamos uma atuação bem eficiente”, detalhou.

“Nosso papel é de suma importância e não podemos abrir mão disso nunca”

O ex-secretário de Meio Ambiente, Maurício Marques Scalon, um dos membros do Codema, teceu comentários a respeito do clamor pela preservação da natureza. “Tivemos manifestações no mundo inteiro, a respeito da situação ambiental crítica que o mundo vive. E vendo os pronunciamento na ONU, uma pessoa cujo nome não me recordo, falou que “não temos que falar mais em mudança climática, mas de crise climática” e de fato, estamos vivendo momentos críticos.

Exemplificando, Scalon citou a falta d'água em Uberlândia. “Participo de dois comitês de bacias, do rio Grande e rio Araguari e sei que Uberlândia, que é a nossa metrópole está vivendo uma crise hídrica violenta”, disse, destacando que o rio Uberabinha está no limite mínimo tolerável para captação de água.

“Vivemos uma situação crítica, e esses incêndios que Baguá falou é uma situação que muito nos entristece e preocupa. Lutamos tanto pela conservação e preservação da vegetação e as pessoas aproveitando a seca, colocam fogo, comprometendo nascentes, cursos d'água e a qualidade do ar”, denunciou.

Scalon falou também do papel do conselheiro, lembrando que o cargo é voluntário e criticou o fato de o  Presidente da República dispensar a atuação dos conselhos. “Isso é grave, é serio, porque essa participação está garantida na Constituição de 1988. Foi um ganho fenomenal, porque antes ninguém podia falar nada, tudo vinha de cima para baixo”, disse, parabenizando os conselheiros. “Nosso papel é de suma importância e não podemos abrir mão disso nunca”.

Finalizando, Maurício parabenizou o prefeito Wesley e o secretário Marinho II por terem implantado um núcleo da Supram na cidade. “Fazer o licenciamento aqui facilita demais a vida dos munícipes”, constatou, reivindicando ao prefeito a realização de concurso público com direito a efetivação para comandar o órgão, valorizando a experiência adquirida.

 Marcos Antônio Alves também se manifestou parabenizando os conselheiros e se colocando à disposição do órgão. E Melchori Reis do Prado (Reizinho) que já foi presidente do Codema e com  uma história de 21 anos junto ao órgão,  agora retorna como conselheiro. “Nossa intenção é colaborar, dar a nossa contribuição”, disse, parabenizando os membros e cobrando sua presença às reuniões.

“- Temos que tomar consciência, pois quem aceitou participar do Codema tem que, efetivamente, participar, cumprir  a agenda”, conclamou, sugerindo a exclusão do membro que faltar por três reuniões sem justificativa.

 

Marina deixa secretaria

‘‘Uma despedida nunca é facil e o sentimento que tenho nesse momento é gratidão’’. Com essas palavras, Marina Roberta de Oliveira, Chefe de Seção e Fiscalização Ambiental e Apoio ao Codema, se despediu dos colegas, agradecendo.

‘‘Hoje eu quero agradecer a Deus por tantas conquistas e por todos os desafios que foram necessários para novas oportunidades. Sou grata por todas as pessoas que passaram por mim, pela equipe talentosa com quem trabalhei, sem exceção,  que contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal.

 Enfim, deixo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e  o CODEMA com sentimento de realização e sabendo que a experiência que adquiri e as amizades que fiz vão sempre estar comigo’’.

Marina vai trabalhar na Ecolab,  que presta serviços para o Laticínio Scala.