Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019
O empresário Sebastião Inácio Borges, que tomou posse em reunião solene realizada na sede da entidade, Recanto Prof. José Silveira, no último dia 5, deixando ao grande público presente na cerimônia, uma mensagem de otimismo e de trabalho em favor dos mais carentes. Reconhecendo a honra e orgulho ao assumir o cargo e da oportunidade que terá de, durante os próximos 12 meses, criar obras sócias e buscar a maneira correta de servir desinteressadamente a comunidade, ressaltou:
“- Confesso o meu entusiasmo em administrar uma unidade de Rotary que integra a mais valorosa das sociedades abertas do mundo, cujo objetivo maior é fazer o bem, através do qual é possível promover a ética, a solidariedade e a paz, em favor dos que necessitam sobreviver num mundo tão carente”.
Dentre suas metas, está a ampliação do Rotaract e Interact, apoiar, trabalhar com a Casa da Amizade e ampliar a presença de mulheres no clube, enfatizando a nobreza do trabalho da entidade. “O clube só existe porque os companheiros e companheiras disseram sim a uma causa tão nobre: Fazer o bem sem olhar a quem”.
Sobre o lema deste ano rotário, 'O Rotary conecta o mundo', enalteceu a unidade do trabalho com os companheiros. “A cada um pedirei sugestões, aceitarei ideias e dividirei a administração do clube com todos, pois, somente juntos somos mais fortes, e só assim, acredito, faremos uma conexão com o mundo”, disse, agradecendo a Deus e pedindo-Lhe fortaleza para conduzir suas ações.
Após receber o distintivo de presidente da instituição do presidente sainte, Luiz Alberto da Silva, ambos descerraram o banner com o lema, 'O Rotary conecta o mundo' para o ano rotário 2019/2020. Também receberam o distintivo, os demais membros do conselho diretor: Fábio Luiz Sebastião (vice-presidente); Janaína Borges de Melo (secretária); Alexandre Borges dos Santos (tesoureiro); Rosângela Aparecida Nogueira (protocolo); José Francisco Bonfim (Imagem Pública); Jane Araújo Ferreira Martins (Comissão de Projetos).
Casa da Amizade
Ao assumir a presidência da Casa da Amizade, Adair Eurípedes da Silva manifestou o seu entusiasmo por um trabalho com resultados positivos, com o apoio de cada membro da Casa. “Com muita fé no altíssimo e confiante no potencial de cada membro desta casa, acredito que todo o nosso trabalho nesta gestão será um sucesso contínuo, como sendo uma extensão de todas as atividades realizadas pela parceria da Casa da Amizade e Rotary Club de Sacramento”, disse, deixando uma oportunidade de reflexão com a frase: “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é uma vitória”.
A presidente sainte da Casa da Amizade, Maria Regina dos Santos Kondo deu posse à nova presidente Adair Eurípedes da Silva Borges, que tem como diretoras as damas:
Ana Maria Alves Sivieri (Vice-Presidente); Letícia Figueiredo Marta (Secretária); Gabriela Sivieri Borges (Tesoureira) e Nilda Iva de Oliveira (Protocolo)
Natural de Conquista, Adair é filha de Arthur e Altair Martins da Silva, casada com Sebastião Inácio Borges, pais de dois filhos, Giovani e Aline que lhes deram três netos. Após o casamento, o casal mudou-se para Santo André, onde residiram por muitos anos, até que retornaram a Sacramento, passando a fazer parte, respectivamente, do Rotary Club e da Casa da Amizade, entidade solidária e de muito companheirismo.
Rotaract Club
Adam Torres Santos é o novo presidente do Rotaract Club (segmento que reúne jovens de 18 a 30 anos), que recebeu o distintivo do presidente sainte, João Rafael Oliveira De Santi.
Na sua mensagem, Torres agradeceu a comunidade presente. ‘‘Quero agradecer a todos que estão presentes no clube, todos que estão no Rotary, no Interact, na Casa da Amizade. Não teríamos um clube com sucesso que temos… Não teríamos condições de fazer o que fazemos, condições de ajudar quem já ajudamos e condições de continuar podendo ajudar, se agíssemos sozinhos…’’
Compõe o Conselho diretor rotaractiano com Adam, os jovens: Maria Luísa Mizael Vieira (secretária); Pedro Henrique de Oliveira (tesoureiro); Rafael Crema Carvalho (diretor de Companheirismo) e João Rafael Oliveira De Santi e Ana Carolina Alves Antunes (diretores de Projetos Humanitários).
Interact Club
A presidente Mariana, que ingressou no Interact em 2015, na sua mensagem, agradeceu ao padrinho Alex Júnior pelo apoio recebido, frisando: “Foi aqui dentro que comecei a não olhar só para mim e sim à minha volta. Percebi que apesar de todos os meus problemas, tem gente lá fora com problemas bem maiores. Aqui amadureci e me tornei uma pessoa melhor”, destacou.
Citando Gandhi, 'seja você a mudança que deseja ver no mundo', Mariana questionou: “Será que estamos aqui para mantermos um status ou para melhorar a sociedade? Sermos bem sucedidos ou ajudar o próximo? Que herança vamos deixar para nossos filhos, material ou valores reais?
Finalizando, a jovem presidente se comprometeu a fazer uma boa gestão. “Hoje começo uma nova etapa, fácil, tenho a certeza de que não será, porém farei o possível para fazer desta gestão incrível, porque se juntos fomos a inspiração, agora seremos conexão”.
Mariana Aparecida de Melo assumiu a presidência do Interact Club (segmento rotário que reúne jovens de 12 a 18 anos), em substituição à Vitória Bonetti Alves. Mariana conduzirá o clube com o apoio do conselho diretor composto pelos jovens, Vitória Maria Borges Caldeira (vice-presidente); Maria Fernanda Randi Donadelli (tesoureira); Thaissa Gabriel França Cândido e Carlos Eduardo Schulz (protocolo); Vitória Bonette Alves (Quadro Associativo); Maria Eduarda Bitoni Silva (Projetos); Yasmine Custódio Vieira e Natasha Silveira Borges Borsato (Imagem Pública); Arthur Caetano Pires e Ana Luísa de Matos Pereira (Finanças) e Bárbara Maria Silva Borges (Companherismo).
Dever cumprido
O presidente sainte, Luiz Alberto da Silva, no seu pronunciamento, falou da alegria de ter sido presidente. “No coração, levo a alegria de ter podido beber da fonte inesgotável que é o companheirismo rotariano e ver como os companheiros desse grupo foram a inspiração”, elogiou, afirmando que o dever foi cumprido.
“Hoje, ensaiando uma retrospectiva auto reflexiva, experimento um sentimento de missão cumprida. Sinto-me honrado em ter provido um ano rotário embasado na visão humanitária de Paul Harris, cuja ênfase é a força integrativa do Rotary como meio de buscar a paz, a boa vontade e a consciência do servir como prática do lema maior: Dar de si antes de pensar em si”.
Ex-presidente recebe Título Paul Harris
O ex-presidente, Luiz Alberto da Silva recebeu o título Paul Harris, um reconhecimento àqueles que contribuem com mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome.
O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais. Paul Percy Harris foi um advogado estadunidense, fundador do fundador do primeiro Rotary Club em 1905 e o primeiro presidente do Rotary International em 1910/1912.