Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Na Onda da Internet

Edição nº 1664 - 1 de Março de 2019

A Onda Internet inaugurou na última sexta-feira 22 sua sede própria na cidade, reunindo clientes, amigos, diretores e funcionários para conhecerem as novas dependências da empresa, seguida de um coquetel. Na manhã seguinte, a Onda Internet recebeu as crianças para se divertirem no parque montado ao lado da empresa, com direito a brindes, pipoca, algodão doce e muita brincadeira. E claro, a criançada 'entrou na Onda'! Cobrindo o evento, o ET teve a oportunidade de conversar com Alexandre Jerônimo Correa, o Xande, um dos fundadores da empresa, que está completando 13 anos de excelentes serviços prestados à cidade. 

 

Como tudo começou

Na época, trabalhávamos na área de tecnologia do Scala, o George Botelho Pucci, o advogado Luciano Lavor e eu. Em uma de nossas reuniões, o Luciano reclamou da lentidão a internet.  “Esquenta não, vamos montar um provedor de internet! - brinquei. E não é que a brincadeira se tornou realidade, pois acabamos criando. Esse foi o ponto inicial, em 2004. Formatamos a ideia, começamos a nos movimentar criando a sociedade. E graças a muito trabalho e empenho de muita gente, em maio de 2005 liberamos o sinal publicamente. Aquele chute inicial, de trazermos um serviço diferenciado, de alta capacidade e qualidade para Sacramento passou a ser nossa meta”. 


A Onda nasceu via rádio

A Onda nasceu nos moldes da época, via rádio. Iniciamos com 64 Kilobytes (K) via rádio discada, que equivale a 1/8 de um mega. Era muito pouco, mas para a época era uma velocidade razoável”, justifica, destacando que a banda larga é uma evolução da internet discada, que tinha definição de até 56 k. Acima disso, eles chamavam de 'banda larga', que logo aderimos e não paramos mais em termos de trazer o melhor para nosso provedor. Desde então vimos buscando trazer tecnologia, capacitar nossos colaboradores. Sacramento hoje está inserida no mercado com muita tecnologia. Trouxemos muita evolução para banda larga. 

 

Definindo a Onda Internet hoje 

Somos uma empresa que disponibiliza para o mercado consumidor o que há de mais seguro, mais completo e mais atualizado modelo de comunicação existente hoje no mundo, através de um sistema denominado banda larga. Entende-se por banda larga uma conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps), que chega às casas através de um cabeamento de fibra ótica, um sinal que não sofre interferência de fenômenos meteorológicos, pois o que trafega na fibra ótica é um laser, uma luz. Então, em se tratando de internet, Sacramento hoje conta com a mais alta tecnologia existente, a fibra ótica, com possibilidades infinitas, teoricamente falando. A Onda Internet, por exemplo, já trabalha com 10, 50, 100 megas... 

 

Infraestrutura com outras empresas

Para levar esse cabeamento de fibra ótica até as residências dos usuários, a Onda Internet trabalha com uma concessão física da rede de postes instalados pela Cemig, por sinal, a um preço  bastante alto. Funciona assim: definimos a área a ser implantada, nosso engenheiro desenha o projeto e envia à Cemig para avaliação. Uma vez aprovado, a própria Onda realiza o serviço. Também construímos redes de 'backbone', uma rede principal por onde os dados da internet da Onda e de outros clientes do segmento corporativo trafegam, com elevado desempenho, também usado em condomínios, hotéis, motéis...

 

Falando de custos para o consumidor

A Onda Internet trabalha de uma forma que se torna viável para qualquer pessoa, com qualquer renda mínima e com uma qualidade muito maior. Primeiro, não cobramos taxa de sinal; não cobramos diferença por conta de localização da residência, o plano feito para um residente do centro da cidade é o mesmo que o de um morador lá do Alto da Santa Cruz ou do São Geraldo. Uma vez feito o contrato, o cliente recebe um modem compatível ao plano mínimo de 20 megas a um custo de R$ 99,90/mês. Há também planos especiais para empresas com projetos montados pela Onda de acordo com a área do imóvel e quantidade de servidores instalados, com uma vantagem: atendimento exclusivo com suporte técnico imediato.  

 

Expansão da Onda Internet

Visando uma natural expansão regional, a Onda Internet tem filiais hoje em Conquista, Jubaí, Tapira, Nova Ponte, todas com 100% de cabeamento instalado. Há até um dado curioso em relação à comunidade de Jubaí, um distrito de Conquista com 100 casas e 128 pontos de internet. Um caso sui generis até mesmo para o IBGE. Jubaí tem mais internet do que casas. Isso pra dizer o quanto de importância está tendo hoje a internet na vida cotidiana. Pode faltar água, luz, mas internet, não, para o cidadão contemporâneo. Quer dizer, a internet está ficando mais importante do que o insumo básico de sobrevivência, como a água, por exemplo. Ou tão importante quanto. 

Fizemos também uma fusão interessante, e muito promissora para ambas as empresas, com a Clic Telecom, de Araxá. Estamos juntos desde 2015 formando um único grupo, juntando forças, trocando experiências para somar qualidade no atendimento. Sacramento tem hoje a mesma visibilidade, em termos de internet, do que tem Araxá, Uberaba, Uberlândia...

O atual sócio de Xandy na empresa, Ney Pereira, acompanhado da esposa, Gislene Morais, também esteve presente vivendo a alegria daquele momento histórico. “É um orgulho para mim, para o Alexandre que temos muito orgulho pela Onda, que foi fundada por ele e um grupo de amigos. Só vim para a sociedade bem depois, pela capacidade técnica e empresarial que encontrei em Alexandre. Acreditei no projeto desde o início. E agora, depois de expandirmos para Conquista e Nova Ponte, vejo que essa loja aqui é a 'cereja do bolo' para mostrar a força e a estrutura da empresa”, disse agradecendo a presença de todos.  

 

Empresários elogiam arrancada 

Para a empresária Sônia Maria Borges Oliveira, representando a Associação Comercial Empresarial (ACE/Sacramento), a Onda Internet é um privilégio para Sacramento e a nova sede, um ganho para a cidade. “Uma cidade como Sacramento ganhar um empreendimento deste, comparável ao que que há de melhor no país é muito gratificante. Nós, enquanto Associação Comercial, vermos um empreendimento deste com tão alta tecnologia, gerando renda, emprego só temos que comemorar. Os empresários estão de parabéns, porque Sacramento está indo para seus 200 anos e merece um investimento desse porte. Estão de parabéns! E quem ganha somos nós sacramentanos”. 

César Augusto Oliveira de Almeida, analista de tecnologia e responsável pelo setor de inteligência da Cooperativa Sicoob/Sacramento, prestigiando a inauguração, destaca a importância da Onda Internet e para a cidade e região. “Temos hoje em Sacramento e já com expansão para a região o que há de melhor em tecnologia de internet no momento. O empreendimento, sem dúvida abre mercado e traz uma internet de qualidade, o que para o meio empresarial é imprescindível. O fato de Xandy oferecer ao mercado uma empresa desse porte é muito importante, porque hoje todas as áreas estão ligadas à internet. Para nós, do Sicoob, ver um filho de Sacramento crescendo é muito gratificante”, elogia César Augusto, que conhece Xandy, desde antes de iniciar a empresa. 

O empresário Carlos Antônio Pacheco é outro amigo, que, digamos, viu Xandy nascer. Participando da inauguração com sua buffet faz questão de parabenizar o empresário Alexandre Jerônimo pelo investimento.  “É uma alegria muito grande, porque conheci este menino, bebê. Conheço Xandy desde que nasceu, pela nossa amizade com Tatá, desde nosso tempo de solteiros, e hoje o vemos vencer com uma estrutura de que Sacramento deve se orgulhar. Desejo-lhe tudo de bom, que ele continue sendo um vencedor,  que Deus o abençoe, porque isso para nós é muito importante. Para mim, é uma satisfação muito grande poder estar aqui atendendo a Onda Internet neste momento tão importante”. 

O toque especial de Mônica Menezes

A arquiteta Mônica Menezes de Mello foi a responsável pelo layout da nova sede da Onda Internet e revela que tudo foi pensado com muito carinho, representando, conforme afirma, um projeto muito importante para ela enquanto profissional. “Foi um trabalho muito importante para mim, porque os proprietários respeitaram a minha visão brutalista, respeitando a proposta dos materiais durante toda a execução  . E só posso desenhar o melhor para a Onda, que ela se expanda ainda mais”, afirma, destacando que este é o terceiro espaço que idealiza para os proprietários. “Fizemos Conquista, Nova Ponte e agora a sede, a mais importante, porque já estava no projeto que Sacramento seria sede da Onda”.