Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Municípios assumem despesas do serviço aeromédico regional

Edição nº 1680 - 21 de Junho de 2019

Prefeitos e secretários de saúde dos 27 municípios do Cistrisul (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul), reuniram-se na sede da Amvale, no último dia 18, para tratarem da instalação do Serviço Aeromédico Regional; contratação da equipe multiprofissional (médicos e enfermeiros) e os critérios de funcionamento do helicóptero que serve o Samu Regional (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em casos de emergência. 

Na reunião, o presidente do Cistrisul,  Celson Pires (prefeito de Conceição das Alagoas), esclareceu que a área de cobertura para ação do suporte aéreo (helicóptero) teve definida a abrangência nas regiões de saúde Triângulo Sul, Triângulo Norte e Noroeste de Minas.

“A aeronave foi entregue em Uberaba no dia 21 de dezembro de 2.018 para atender qualquer tipo de ocorrência, entre elas, transplantes de órgãos, resgate de vítimas desaparecidas, resgate de vítimas de acidente de trânsito em rodovias e locais de difícil acesso, melhorando ainda mais os serviços prestados pela instituição”, explicou Pires,  acrescentando que o Estado entra com a aeronave e sua manutenção, bem como com a destinação de 14 bombeiros militares. A manutenção e custeio da equipe médica que estará trabalhando na aeronave, ficam por conta dos municípios consorciados.

O comandante da Companhia Especial de Operações/SAAV, major BM Nelson Santana Camargos, explicou que o helicóptero, adquirido pelo governo de Minas por R$ 15 milhões, iniciou atendimentos há cerca de um mês, com seis ocorrências já atendidas. 

De Sacramento, participaram da reunião o prefeito Wesley De Santi de Melo e o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos. Falando ao ET, o prefeito Wesley, que é vice-presidente da Anvale, citou as palavras do presidente da associação, Paulo Piau, para confirmar a adesão da cidade ao consórcio. 

“Tem razão nosso presidente ao afirmar na reunião que 'uma só vida que o SAAV (Suporte Aéreo Avançado de Vida) salvar, vale tudo o que a gente está empenhando aqui pelos municípios'. Deus queira que não precisemos desse socorro, mas o importante é estarmos preparados para proporcionar esse suporte se necessário”, comentou.