Mais 28 famílias do Residencial Cajuru receberam as escrituras de suas casas, na tarde dessa segunda-feira 9, no Centro Administrativo, em reunião que contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, vereadores e secretário Paulo de Tarso Natal Fonseca, responsável pela regularização dos imóveis.
Ao falar aos moradores, o secretário lembrou que o processo de regularização foi uma exigência do prefeito Wesley De Santi de Melo, o secretário justificou que há 20 anos aquela situação vinha se arrastando até que o prefeito resolveu enfrentar o desafio.“E nós abraçamos a causa e estamos empenhados em agilizar esse processo, não só no Cajuru, mas em todos os bairros da cidade”, disse, lembrando que a Regularização Fundiária é prevista pela Lei Federal 13.465/2017.
Para o advogado o registro da escritura assegura ao morador domínio pleno do imóvel, obtendo condições para fazer financiamento para melhorar sua casa, já com quase 20 anos de uso, ou até mesmo negociar o imóvel. “Aquele contrato de gaveta acabou, hoje vocês são donos legítimos do imóvel e podem fazer o que quiser”, disse, agradecendo ao prefeito Wesley pelo esforço para regulariza a situação e o papel da equipe responsável.
“A secretaria de Negócios Jurídicos está empenhada em agilizar esse processo, não só no Cajuru, mas em todos os bairros da cidade. Para isso conta com uma eficiente equipe formada pela funcionária Ana Claudia Cândido e os advogados, Saulo Lenza, Maria Fernanda e Laís Spirandelli”, destacou, lembrando que a Regularização Fundiária é prevista pela Lei Federal 13.465/2017.
Falando ao ET, Ana Cláudia se confessa realizada com o trabalho pela sua extensão social. “Completamos hoje 250 casas regularizadas no Cajuru. Faltam poucas, cerca de 50 famílias para fazerem a regularização fundiária de seu imóvel. Mas já estão em andamento. E também iniciamos o processo noutros bairros, Irmã Tereza Vaz, ao lado do João XXIII; depois fomos para o Parque Sabiá, na região do Perpétuo Socorro e o Alto da Santa Cruz, que tem cerca de 300 moradias a serem regularizadas e, no início do ano está previsto iniciarmos o Jardim Primavera”, adiantou.
O processo de regularização consiste em visitas domiciliares, identificação dos proprietários, levantamento da documentação, dentre outros procedimentos e de acordo com Ana Cláudia, o trabalho está fluindo muito bem, dada à aceitação das pessoas que já sabem como é o processo. “A gente chega nos bairros, as pessoas estão prontas a nos receber, nos convidam para visitar suas casas e isso é bom, porque agiliza o processo”.
Antes de entregar pessoalmente as escrituras aos moradores com a participação do secretário e vereadores, o prefeito Wesley De Santi de Melo lembrou que a cobrança pela regularização das escrituras no Cajuru era uma reivindicação antiga dos moradores.
“Agora vocês foram atendidos. É bom demais a gente ter nosso imóvel e a escritura na gaveta e de maneira gratuita. Optamos por começar pelo Cajuru, mas vamos fazer a cidade toda”, disse, parabenizando os contemplados “Vocês merecem e muitos outros merecem também. Então se conhecerem alguma pessoa que esteja precisando regularizar o seu imóvel, peça para virem até a Prefeitura conversar com a equipe. Nos ajudem a ajudar a pessoas”, recomendou, prometendo a continuidade do trabalho.
“- Mesmo que seja um processo lento, burocrático, esperamos poder atender todas as famílias que não têm a sua escritura. Graças a Deus o programa está caminhando bem e não vamos parar. Cada reunião que faço com moradores para entregar sua escritura, sinto-me reconfortado por esse programa social. É gratificante a gente ver a alegria com que recebem o documento”.
O vereador Luster Fernandes, morador do Cajuru há quase 20 anos, já estava com seu imóvel regularizado, mas comemora a vitória de cada um dos que receberam sua escritura. Parabenizando os moradores, deixou o seu agradecimento à equipe que tem se empenhado no processo e ao prefeito Wesley por atender a uma reivindicação tão antiga do bairro e finalizou comemorando também o funcionamento do reservatório no bairro, que entrou em operação naquela data, 9 de dezembro.