Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lero Social

Edição nº 1696 - 11 de Outubro de 2019

Homenagem 

A artista plástica Marilese de Almeida Pacheco foi uma das responsáveis pelo brilhantismo da noite cultural de lançamento do Selo Postal Carolina Maria de Jesus, com uma exposição de telas de sua autoria e alunos de sua academia de pintura. 

“Carolina para mim é uma inspiração. Vim a conhecer as suas obras, nas comemorações do seu centenário (2014), embora, bem antes disso, eu já tivesse informações sobre sua vida. Eu tinha uns 12 anos, quando o meu tio Roberto trouxe o Diário de Bitita para tio Arnaldo, mas não me interessei muito pela Bitita, folheei algumas páginas, mas não cheguei a ler. 

No seu centenário, como eu gosto de pintar figuras negras, a sugestão de pintar uma tela de Carolina veio de tio Arnaldo. E só aí eu fui de fato conhecer o seu trabalho, ler seus livros, me aprofundar sobre a sua vida, suas obras, quando me deparei com alguma situações que me emocionaram. Uma delas, deu origem a um abstrato  que pintei em 2005 e intitulei Farrapos Humanos, que esteve numa exposição em São Paulo”, revela. 

Diz Marilese que só mais tarde descobriu que a expressão 'farrapo humano' era da própria Carolina. “Ela narra em um de seus livros, que quando fica doente, com problemas nas pernas, diz que se sentia um 'farrapo humano'. Eu me arrepiei, quando li isso. Fiquei emocionada, não sei se é coincidência ou não, mas ela se tornou uma inspiração para mim”, ressalta, destacando que foi uma viagem que fez à África, em 1995,  que a despertou para a figura negra. “Ali vimos perto a pobreza e a riqueza juntos...”. 

Hoje,  Marilese tem quatro telas de Carolina, mas na exposição há também outras telas de alunos seus, por exemplo um grafite de Vítor Ferreira.

 

MIRNA SCALON

Mirna Scalon Cordeiro celebrou seus 40 anos na melhor forma, em disputada festa que reuniu familiares e amigos na Enseada Beach Club, em Rifaina. A noite foi comandada pelo DJ Julinho de Oliveira seguido por animada Banda sertaneja de Uberlândia. O grandioso show pirotécnico iluminou o céu e o coração dos presentes que ficaram extasiados com tanta beleza. Os pais Selma e Ivan Cordeiro, celebrando também seus belos 80, eram só elogios à filhota e à sofisticada festa. Carlos Pacheco e Bê mais que surpreendendo com o Buffet Pachecos. Todos os momentos foram registrados por Ruth Gobbo, ex-colunista, que está de volta ao Brasil e na cobertura de eventos.

 

BELO ENCONTRO

Não é todo dia que encontramos três imortais. Pois, no lançamento do selo com a estampa da Carolina Maria de Jesus lá estavam prestigiando o evento, o presidente e vice da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Sabino e Arailda Gomes que se juntaram ao terceiro imortal, Carlos Alberto Cerchi. Sejam sempe bem-vindos! 

 

DIA DA CRIANÇA

A Ciju (Casa Infanto Juvenil) São Vicente de Paulo promoveu uma animada festa em comemoração ao Dia da Criança, com direito a uma manhã todinha recheada de café completo, danças e muito alegrias. Pelos educadores foram confeccionados balões com fotos de todos os funcionários da entidade. 


ENCONTRÃO

A Paróquia Nossa Senhora da  Abadia, realizou nesse último final de semana (5 e 6 de outubro) o 6° Encontro de Jovens em Cristo, o EJC. Participaram do encontro 28 jovens que passaram os dois dias  dedicados à oração, agradecimento,  alegrias e assistindo a palestras ministradas por um grupo que veio 

de São Paulo para animar 

o encontro..