Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lar Solidário realiza show 'Noite das Estrelas'

Edição nº 1703 - 29 de Novembro de 2019

O Lar Solidário, espaço educacional da Prefeitura onde funciona o projeto Interagir, ligado à Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, com 80 crianças de 06 a 18 anos, realizou nessa quinta-feira 27, o espetáculo, 'Noite das Estrelas', que marcou a culminância de mais um ano de trabalho.

De acordo com a secretária, Sílvia Madalosso Dreher, presente ao show juntamente com o prefeito Wesley De Santi de Melo, vereadores e familiares das crianças, o projeto Interagir envolve um universo de centenas de pessoas. “Não são apenas as crianças que estudam no Lar Solidário que se se beneficiam do projeto, mas todos seus familiares presentes aqui esta noite para ver e aplaudir seus filhos que se apresentam em vários números artísticos”, disse, explicando como funciona o projeto. 

“Temos aqui 80 usuários com idades entre 6 a 18 anos, frequentando a instituição no contra turno escolar. Eles têm almoço, café da manhã, lanche à tarde e durante todo o tempo estão em atividade. É um projeto que vale a pena, porque enquanto estão aqui estão aprendendo teatro, música, canto, dança, biscuit, balé, coral, kung-fu, informática, entre outras atividades de apoio aos estudos”, explicou a secretária. 

De acordo com Sílvia, os menores têm que ter vínculo com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que é a porta de entrada da Secretaria de Assistência Social, que recebe recursos da união, porém sempre em atraso. “Mesmo assim, o projeto não para. Graça ao prefeito Baguá, a Prefeitura banca o seu funcionamento, diferente de outras cidades, onde várias prefeituras foram obrigadas a parar devido à crise e ao atraso no repasse dos recursos”, destacou.

 

Família sempre presente

De acordo com as coordenadoras Juliane dos Reis e Priscila de Oliveira, o trabalho desenvolvido no Lar Solidário está sempre muito próximo da família. “O que temos aqui é um centro de formação de talentos dentro de diversas artes. E não apenas nas oficinas artísticas, também na formação moral, ética e dos valores em geral e o mais importante, a família sempre está junto, sempre nos apoiando, participativos”, afirma Juliana, realçando o valor da família. “E tem que ser assim, porque sem a ajuda das famílias, não atingiríamos o objetivo do projeto, afinal as crianças saem daqui e voltam  pra casa, por isso todos falamos a mesma língua”, realçou Juliana.

Sobre a noite artística, Priscila diz que foi um trabalho integrado entre todos os monitores que trabalham nas oficinas. “Trabalhamos muito, sempre tentando dar o máximo de acordo com o que temos disponível, por isso faço uma avaliação positiva. Se fosse dar uma nota, daria 8, 9, porque sempre temos que melhorar nosso trabalho, sempre voltado  para as crianças e a família. Nosso objetivo aqui é torná-las pessoas de bem, trabalhamos em função disso”, afirmou. 

 

Pais apoiam projeto

Wender Henrique Alves, assistindo à apresentação da filha, elogiou o projeto e comemorou com muitos aplausos. “Muito bom, a criança vem crescendo a prendendo. Minha menina já aprendeu muito aqui, até o comportamento mudou. Todos deveriam ter esta oportunidade. Enquanto está aqui, não está sozinha em casa e a gente fica tranquilo no trabalho e aqui está  sempre aprendendo algo novo. Estou muito satisfeito”, afirmou Wender. 

Sueli Costa se comoveu com a apresentação do neto. “Fiquei muito emocionada, foi maravilhoso, uma coisa maravilhosa, é arte, muita música, dança. As crianças deram um show, mas o meu neto foi demais. Coisa de vó coruja!”, comemorou lamentando que no seu tempo não havia essas oportunidades. “Infelizmente, nunca tive essas oportunidades que as crianças têm hoje. Só mesmo quem podia pagar. Nem eu e nem ninguém das gerações anteriores tivemos isso. Hoje as crianças têm tudo e, gratuitamente, graças ao governo do Baguá, que valoriza a Educação”. 

 

Este projeto é a ‘menina dos olhos’ deste governo

Na abertura da noite artística, o prefeito Wesley De Santi de Melo falou da importância do projeto Interagir, que nasceu em seu primeiro mandato. “Ao reassumir o governo, voltamos com o projeto dada sua importância social e os valores que agrega na formação artística e pessoal das crianças e adolescentes. Por isso, esta noite, todos os usuários se apresentam num bonito show que denominam de Noite das Estrelas. E nós estamos aqui, junto com os pais para aplaudi-los”. 

Para o prefeito, o projeto Interagir, dada sua dimensão, é a 'menina dos olhos' de seu governo. “Somos muito gratos a todos os pais pela confiança que nos dão ao trazer seus filhos para o Lar Solidário, para serem acompanhados por essa equipe maravilhosa que temos aqui. Agradeço-lhes muito. Seus filhos são a razão desse projeto, que é a 'menina dos olhos do Governo Municipal', porque estamos investindo em pessoas, na construção de talentos e de verdadeiros cidadãos e cidadãs”, disse, realçando o investimento. 

“Quando nos dispusemos em bancar o projeto por conta da falta e do atraso de repasses do governo, o fizemos porque sabemos de sua importância, entendendo que não é um gasto, mas um investimento no futuro dessas crianças. Estamos dando-lhes uma atenção diferenciada, ocupando seu tempo com o que há de melhor, a Educação, a formação integral do ser humano.  É uma ação em todos os sentidos: psicológica, esportiva, artística”, frisou, revelando que a Prefeitura tem mais de R$ 600 mil por receber em repasses. 

“Não é por falta de repasses que vamos deixar o projeto acabar, porque as crianças que estão aqui, não têm tempo para coisas erradas”, disse, afirmando ao ET que vai propor junto com a Secretaria de Ação Social, a ampliação da matrícula para o próximo ano.  “Com a diminuição da Escola de Tempo Integral do estado, a demanda aumentou muito, por isso, estamos fazendo esse estudo para promover mais matrículas”, prometeu.