Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Lana Peres, do Instituto Madiba, ganha viagem a Brasília

Edição nº 1681 - 28 de Junho de 2019

A coordenadora do Instituto Madiba desde 2015, Lana Fernanda Peres (foto), viveu uma experiência muito especial em Brasília, viagem que foi conquistada após ganhar o Prêmio Ryla de Liderança, graças a uma parceria entre o Instituto Madiba e o Rotary Club Internacional, em evento realizado em Uberaba, nos dias 4 e 5 últimos, onde foram proferidas diversas palestras sobre liderança, empreendedorismo e políticas públicas.

Após a palestra, os jovens foram divididos em grupos com a incumbência de elaborar um projeto sobre temas sugeridos e sorteados pela coordenação do evento. “Nosso enfoque foi sobre educação voltada para a alfabetização. Focamos no lema, 'Alfabetização de Adultos', elaborando um projeto a partir de análises da comunidade adulta analfabeta, que se sente, muitas vezes, inferior às pessoas que sabem ler. Os adultos ficam com vergonha por não saberem ler e escrever, por isso nosso intuito foi valorizar esse ser humano com o apoio de parcerias em bairros periféricos, visando essa alfabetização”, explica, destacando  a viagem a Brasília.

O melhor projeto foi o do grupo de Lana e ela foi eleita destaque do grupo, o que lhe valeu a viagem à capital federal com outro colega, Ítalo, também premiado. “Fomos  a Brasília, onde visitamos o Palácio do Governo, Congresso Nacional,  o plenário das duas Casas, o plenarinho, o gabinete do deputado Franco Cartafina, o Palácio do Itamarati, o Memorial JK, a catedral, enfim, visitamos quase todos os pontos turísticos. Foi uma oportunidade única na minha vida e penso que isso é consequência  daquilo que começou em 2014, quando iniciei o IOS no Instituto Madiba”, reconheceu, agradecendo.


Instituto atende 32 jovens

Lana ingressou no Instituto Madiba em 2014 e já no ano seguinte passou a coordenar o instituto que tem por objetivo capacitar os jovens para o mercado de trabalho e formar cidadãos.

De acordo com coordenadora, o Madiba hoje mantém dois cursos, o IOS (Instituto de Oportunidade  Social) com 16 alunos e o cursinho pré-vestibular também com 16 jovens. “Os jovens do IOS estudam aqui, de segunda a sexta-feira, das 16h30h às 20h30h, através de um sistema de gestão integrada fornecido pela Totus, com foco empresarial: compras, estoque, faturamento, contabilidade, além de aulas de matemática, português, informática, redação e palestras sobre formação consciente”, explica, ressaltando que este ano os alunos contam com a orientação vocacional e apoio psicológico.  Durante o curso, os alunos desenvolvem dois programas sociais e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

O cursinho pré-vestibular é ministrado das 13h às 19h, através de duas plataformas, a Descomplica e a do Professor Ferreto, que gravam vídeo-aulas com matérias do ensino médio, além de professores voluntários presenciais nas matérias de Química, Matemática, Física, Redação, orientação vocacional e palestras.

Falado sobre o voluntarismo, diz Lana que “todos colaboram em busca de um bem comum: a formação dos jovens, de cidadãos e todos aqui trabalhamos com brilho nos olhos por amor ao que estamos fazendo. Nosso intuito não é o dinheiro, não temos fins lucrativos, nossa missão é ajudar os outros”. 

 A idade mínima para participar do Instituto Madiba é de 16 anos, além dos seguintes pré-requisitos: deve estar matriculado no 2º ano do Colegial, ter boas notas e carência financeira, tudo constatado por uma visita à família. Por fim, os candidatos participam de uma dinâmica de grupo para avaliação por profissionais das áreas de psicologia e assistência social. 

“Esse passo-a-passo é adotado, porque este ano, por exemplo, tivemos 62 candidatos para 16 vagas, então temos que ter uma forma de fazer essa seleção”, justifica Lana.

 

Empreendedorismo é tema do projeto social

O projeto social que será desenvolvido pela turma este ano tem como tema 'Empreendedorismo', tirado após discussão do grupo. Para executá-lo, explica Lana, os jovens estão desenvolvendo uma oficina de talentos, que será apresentada na praça Getúlio Vargas. 

 

“- Nessa oficina vamos trazer alguns grupos da cidade, grupos de dança, capoeira, poetas e outros parceiros e durante a oficina vamos vender pão de queijo, brigadeiro e beijinhos, cuja renda será revertida para a compra de livros para nossa biblioteca, que empresta livros na cidade”, explica a coordenadora Lana, informando que com a oficina, os jovens vão aprender a trabalhar em grupo e se relacionar com outras pessoas, melhorar a comunicação, respeitar as diferenças...”