Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Inaugurada a Ponte 'Marcondes Ribeiro da Silva'

Edição nº 1677 - 31 de Maio de 2019

O prefeito Wesley De Santi de Melo, acompanhado de autoridades, inaugurou no início da noite dessa quinta-feira 30, a Ponte que recebeu o nome de Marcondes Ribeiro da Silva, em homenagem ao empresário responsável pelo serviço de transporte urbano na cidade, barbaramente assassinado, na MG 190. Fizeram parte ainda do conjunto de obras realizadas no local, um canal aberto de gabião, alargando a caixa do córrego Boa Vista, pavimentação, passeios, grades de proteção, ajardinamento e nova iluminação.

Os recursos dessa importante obra que liga os bairros Chafariz e Jardim Alvorada construída com recursos próprios, pela primeira vez utilizando o BDI (Benefícios de Despesas Indireta), modalidade de licitação que barateia os custos da obra.  

A Ponte Marcondes Ribeiro foi construída através de uma canalização com 15 m de aduelas medindo 2m de altura x 3m de largura sob a rua Antônio Augusto da Silva Neto, na intersecção com a rua Carlos Uhlleman, que margeia o córrego. 

Em entrevista ao ET, o prefeito Wesley De Santi de Melo justificou a obra como uma das mais importantes de seu governo, pois há anos o local tem sido motivo de reclamação por parte da população daqueles bairros. “Infelizmente, o sistema pluvial do bairro Jardim Alvorada não suportava o volume de água que descia pelas galerias em direção ao córrego, provocando grandes enchentes, inclusive, no final do ano passado com um grave acidente, o que nos obrigou a fazer uma obra robusta no local”, explicou, resumindo o que foi feito. 

“A principal obra foi mesmo a construção de uma nova ponte, retirando todos aqueles manilhões que não comportavam o volume de água, especialmente durante as enchentes, substituindo-os por aduelas de 2 x 3 m, suficientes agora para dar vazão ao volume de água que desce pelo córrego. Nós completamos essa obra com outra obra robusta, a construção de 124 m de gabião para proteger as margens do córrego e, finalmente, a complementação com pavimentação, iluminação com lâmpadas de led, passeios, grades de proteção e paisagismo. Ficou muito bonito e valorizou o local”, observou.

Para o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Alves de Araújo, foi realmente uma grande obra realizada pela Prefeitura através de licitação, vencida pela empresa MR Engenharia, de Sacramento, no valor de R$ 680 mil, mais um aditamento de R$ 100 mil.

“Trata-se, na verdade, de um conjunto de obras, que consistiu da construção de um dissipador, na parte de baixo da ponte, para diminuir a velocidade da água;  assentamento de 15 metros de aduelas sob a ponte; canalização do córrego com 124 metros de extensão de gabião;  revestimento, proteção e estabilização do fundo do canal através do que chamamos de 'colchão renô', como se fosse um concreto no fundo, de 23 cm, além da nova pavimentação, paisagismo e iluminação”, explicou. 

De acordo com Sérgio, uma nova exigência da Prefeitura, para os futuros loteamentos, é que a própria imobiliária responsável implante um sistema de coleta da água pluvial suficiente para leva-la até o dissipador, abaixo da ponte da rua Antônio Augusto. 

“Já fechamos com os empresários responsáveis pelo Loteamento das Aroeiras, que está sendo implantado, todas essas exigências. Com isso, eles terão que conectar na rede existente, fazer a substituição de vários pontos para dissipação, até chegar à galeria que vem do Maria Rosa, sempre com a obrigação de construir o dissipador. Essa foi a exigência imposta para a aprovação do loteamento, com o objetivo de não sobrecarregar o canal do córrego”.