O movimento Identidade Negra da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realizou na noite do dia 29 de novembro, no Curral Eventos, uma cerimônia de homenagens a diversas personalidades negras da cidade, com o Troféu Zumbi dos Palmares, em reconhecimento pelos seus relevantes trabalhos. A festa contou com a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo, secretário de Turismo e Cultura, Carlos Alberto Cerchi, vereadores, convidados e um grande público de familiares dos homenageados.
De acordo com o diretor do Identidade Negra, Luiz Carlos de Souza Júnior (Testa), coordenador do evento junto com outros diretores, além do apoio do secretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi e a diretora de Cultura da Secretaria, Meire Idualte, o evento aconteceu na sua segunda edição, com o objetivo “de reconhecer e homenagear 52 pessoas da raça negra que tenham contribuído com nossa história pelo dignificante trabalho que realizam ou realizaram em seus vários segmentos ao longo de sua vida, em benefício da cidade”.
Testa levanta a bandeira da criação de um feriado municipal no dia 20 de novembro em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. “Esse evento que realizamos vem suprir a falta do feriado no Dia da Consciência Negra. Embora o projeto de lei tenha chegado à Câmara, o feriado não existe, porque o município já aprovou os cinco feriados municipais previstos em Lei, que são feriados religiosos”, justificou, mostrando a intensão do grupo para fazer um troca com a Igreja.
“Queremos despertar na comunidade negra o interesse por uma maior participação nos movimentos, ter mais consciência de seu papel em relação à raça, em relação à importância de Zumbi dos Palmares, a importância histórica de nossos primeiros irmãos que aportaram nesse país, milhões deles, como escravos, que foram perseguidos, massacrados por mais de 300 anos e teve em Zumbi seu líder maior, além de muitos outros grandes negros heróis deste país, no sentido de luta, de se ver livre da chibata, com todo respeito a Princesa Izabel, que assinou a Lei Áurea. A Igreja podia entender essa nossa luta e ceder um de seus feriados para comemorarmos também o nosso dia. Afinal, entre negros e pardos, segundo o IBGE, somo 53,6% da população”, disse em entrevista ao ET.
Completa Carlos Testa, informando que as comemorações começaram na noite do dia 20 de novembro, com um encontro de grupos da dança afro, Congada, Hora do Rap, dentre outras atividades culturais realizadas na praça do Arquivo Público. Veja a seguir, os homenageados.
Advogados
Tulio Marcos A. Costa
Wolney de Tácio Crispim
Atletas
Carlos Henrique
Custódio A. dos Santos - Tod
Bancários
Luiz Fernando Fernandes
Maria Cristina Santos
Biomedicina
Brenda Lorena Balbino
Cabeleireiras
Ana Aparecida Cândido
Elaine Cristina S. Costa
Contabilidade
Agenor Inácio Filho
Cozinheiras
Cleria
Maria Madalena Silva
Empresa Noivas
Renilda Corina Barbosa
Enfermeiras
Maria Aparecida Silva
Regina
Funcionários Públicos
Nelson Ned Silva
Walmir José C. de Oliveira
Marcineiro
Marco Aurélio
Mecânicos
Paulo Tertuliano Silva
Rodival dos Reis Miguel
Rogener dos Reis Miguel
Sebastião Rosa Lima/Cavaco
Padeiro
Alex Eustáquio da Silva
Pintor
Armando de Souza
Policiais
Enildo Augusto Silva
Cesar Donizete Oliveira
José Luiz Freitas
Professores
Cidinha
Fabio Luiz Sebastião
Maria de Oliveira Alves
Roselane Cardoso
Radialistas
Benedito Adão dos Reis
Carlos Mayer Pereira
RH
Laoane Ferreira da Silva
Segurança
Samuel Batista da Silva
Outros homenageados
Adeir Melo
Antônio Marcelino
Claudia Sirlene
Debora
Irene
João Antônio
Júlio César
Julyane
Luiz Carlos Clemente de Souza
Marcela
Marcelo de Paula
Maria do 13
Olavo Miguel
Perpetua Eugenia
Plinio
Rose Doida
Susu Costa
Zigoga