Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Hidrelétrica de Igarapava vai implantar política de segurança em sua barragem

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

A Usina Hidrelétrica de Igarapava trabalha para implantar a Política Nacional de Segurança em Barragens (PNSB) – Lei nº 12334/2010 – na região do rio Grande. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros contribuem enquanto parceiros para implementar o PNSB. 

Conforme a Defesa Civil, todo investimento é da própria usina. Serão instaladas sirenes e placas ao longo do rio Grande, que servirão de alerta para que a população siga para as áreas de segurança. Também está prevista uma rota de fuga em caso de emergência. Além disso, haverá campanhas de divulgação e até uma simulação, em caso de rompimento da barragem. 

Um estudo detalhado para implementação do projeto está pronto e tem todos os levantamentos, inclusive quanto ao número de pessoas instaladas na área de risco. O trabalho contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que realizou todo mapeamento da área, segundo o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM). Segundo ele, represas hidrelétricas são menos passíveis de rompimento, bem diferente das barragens de mineração, mas devem implementar o PNSB. Ele assegura que a corporação contribui para a implementação do projeto, com todo suporte, e irá atuar até na simulação, que será feita com os moradores. 

O gerente da Usina Hidrelétrica, Cláudio Silva, alerta que a população não precisa se alarmar, pois  não há riscos e que toda execução do projeto visa a segurança e vem sendo elaborado seguindo os critérios legais, que serão divulgados a toda a população do entorno. De acordo com ele, uma reunião prevista para acontecer no início de agosto irá detalhar todo o investimento. (Imprensa regional)