A equipe móvel do Hemocentro de Uberaba estará em Sacramento para coletar sangue de doadores voluntários na próxima quinta-feira 14. A doação de sangue é uma corrente do bem. Cada doação leva cerca de dez minutos e pode beneficiar até quatro pessoas.
O sangue é fundamental para atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, doenças oncológicas (câncer) variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea e muitas outras. Para conscientizar e alertar as pessoas para a importância e a necessidade da doação de sangue, o Grupo de Doadores de Vida, coordenado pelo voluntário Ângelo Mateus de Faria, estará participando do desfile de 7 de Setembro, neste sábado, a partir das 8h da manhã.
Ângelo iniciou na doação de sangue há 25 anos com outros sete colegas de trabalho. “Lembro como se fosse hoje: tudo começou da necessidade de fazer algo para auxiliar o próximo. Quando um dos colegas propôs que doássemos sangue, me interessei na hora. O governo municipal nos auxiliou com o transporte e, depois que percebemos o quanto era bom contribuir, ajudar a salvar uma vida, não paramos mais.” afirmou.
Informando que a doação de sangue ainda é imprescindível, porque não existe nenhum outro tipo de medicamento que possa substituir a doação, o secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, garantiu que doar sangue é um procedimento rápido e seguro, que não oferece riscos ao doador. “Nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, eliminando assim qualquer possibilidade de contaminação”, explicou, ressaltando o gesto humanitário dos doadores. “Os pacientes necessitados de uma transfusão só conseguem o sangue graças à generosidade de quem doa”.
Para mais informações contate seu agente comunitário de Saúde ou o Programa Saúde em Casa do bairro.