Todos os eleitos por Minas Gerais em 2018, o governador, o presidente da República empossados, os dois senadores, os 53 deputados federais e os 77 deputados estaduais), estão recebendo ofício do G-70, com itens de demandas regionais, elaboradas pelos 70 prefeitos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Durante a campanha eleitoral todos os candidatos receberam o relatório do G7 (Carta do G70). Agora, as demandas que visam o desenvolvimento regional, estão sendo reafirmadas entre os eleitos.
De acordo com o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, neste primeiro semestre, o G70 terá nova reunião, que deverá contar com a presença dos eleitos para discutir sobre o desenvolvimento regional e tomar conhecimento da implantação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, que tem a chancela do Sebrae.
Reivindicações – O pacote das demandas da região tem 42 tópicos divididos em três diferentes grupos:
1º) O primeiro, com oito demandas de interesse geral, tais como segurança jurídica, desburocratização, reformas, pacto federativo e fontes de energia alternativas;
2º) são nove tópicos de interesse regional, como apoio para a Agência Regional que surge com foco no desenvolvimento; a construção do gasoduto, a retomada do projeto da fábrica de amônia e maior atenção a setores como educação, saúde, segurança e turismo;
3º) são 25 demandas de infraestrutura regional, tratam da viabilização do Aeroporto Internacional na região; duplicação de rodovias (entre elas a 262), melhorias na malha rodoviária, bem como concessões à iniciativa privada, e inclui até o pedido para que se avance no projeto da Hidrovia via rios Paranaíba, Grande, Tietê e Paraná. (Fonte: PMU/Texto e foto/Redação ET)