A festa e Nossa Senhora do Desterro do Desemboque, que começou no dia 22 de junho e seguiu por sete finais de semana com reza do terço e quermesse, na Igreja Matriz do Desemboque, encerra-se neste sábado 20, com procissão e Missa na Matriz de Na. Sra do Desterro, construída em 1746.
Nesta sexta-feira 19, um grupo de carreiros revive as heroicas epopeias dos carros de boi que cruzavam o Sertão da Farinha Podre no século XVIII, para a fundação de várias cidades dessa região, hoje conhecida como Triângulo e Alto Paranaíba, entre elas Sacramento, fundada em 1820.
Os carros de boi partiram da fazenda de Paulo Venâncio, na madrugada de quinta-feira 18, almoçaram na fazenda do Noratim, pernoitaram na fazenda de Joaquim Nunes e, depois de atravessarem o rio das Velhas, num dos espetáculos mais bonitos da viagem, chegaram ao histórico povoado, já na tardinha de sexta-feira, finalizando a viagem com outra histórica tradição, a entrega da Folia de São Sebastião dos Carreiros. A noite termina com a Recitação do Santo Terço e, logo após, show com Vinícius e Franciel.
Neste sábado 20, encerramento da festa, com o almoço dos carreiros e de todos os presentes, a partir das 12h. Às 14h, saída da Cavalgada da fazenda Sonho; às 14h30 bênção dos cavaleiros, carreiros e carros de bois na praça Nossa Senhora do Desterro e, às 18h, Missa e Procissão luminosa com a padroeira do povoado, Na. Sra. do Desterro do Desemboque. A festa termina com quermesse abrilhantada por Vadim Violeiro.
São responsáveis pela festa este ano, os festeiros, Valdson Rosa de Paula e Família e Edmar de Paula Rezende e Família, que contam com a ajuda de uma grande equipe de trabalho.