Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fazenda Caxambu inaugura cave para maturar queijos

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

A fazenda Caxambu, sede da fábrica de queijos dos empresários, Marly e Joel Leite, detentores do título de 'Melhor queijo do mundo', construiu uma cave (pequena caverna) de pedras para maturação de queijos. Idealizada pelo casal, a caverna tem 63m², suficiente para abrigar até 10 mil peças da produção de 22 fabricantes.

Um Dia de Campo, promovido pelos empresários, marcou a inauguração da cave na fazenda Caxambu, no último dia 17, com a presença de 30 convidados, entre eles, o prefeito Wesley De Santi de Melo; o vereador Luiz Devós, representando a Câmara Municipal, o diretor geral do IMA, Thales Fernandes, que proferiu palestra aos participates; representantes da Emater e os produtores de queijo da região. 

A servidora do IMA, Débora Pereira, também proferiu palestra sobre a importância da regulamentação do Queijo Minas Artesanal e a importância de continuar na luta pela valorização dos queijos de leite cru.

Para o prefeito Wesley, “Sacramento hoje é referência em relação ao queijo de qualidade na região, no Estado, no País como bem disse o diretor da Emater”.  E eu acrescento, e, por que não no mundo, pois o título de 'Melhor Queijo do Mundo' é de nosso município, através de concurso realizado na França”, lembrou, cumprimentando o casal de empresários, Marly e Joel, pela iniciativa”.

De acordo com o prefeito, a cave construída na fazenda Caxambu é também um exemplo de associativismo, pois além de maturarem os queijos produzido na fazenda, está aberta para parcerias com outros produtores daquela região, explica e completa: “Para Sacramento isso é muito importante, porque hoje, mesmo o queijo sendo registrado em Araxá, ele é produzido no município de Sacramento, e todo mundo sabe disso, o queijo é sacramentano”.