O I Te Encontro na Praça, realizado no último domingo 21, levou mais de 1500 pessoas à praça Francklim Vieira, no bairro Perpétuo Socorro. A informação foi prestada pela subdiretora de projetos, Meire Idualte, que coordenou o evento juntamente com Luiz Carlos Testa, Diretor de Indústria e Comércio, ambos ligados à Secretaria de Cultura do município. “Criado pela secretaria de Governo, através do prefeito Wesley e do secretário Carlos Bananal, o projeto foi coordenado pela Secretaria de Cultura e participação da Secretaria de Saúde que mobilizaram a sociedade para participar nas diversas atividades desenvolvidas”, explicou a coordenadora. O evento começou às 14h e se estendeu até às 21h numa sucessão de atrações. Uma tarde e um início de noites diferentes, com várias atrações direcionadas ao público presente Pessoas de todas as idades, do bairro e adjacências e até de outros bairros da cidade marcaram presença, se divertiram com a boa música, danças e ainda desfrutaram dos serviços oferecidos, como corte de cabelo, manicure, maquiagem, aferição de pressão e teste de glicose, dentre outras atrações artísticas e culturais... Enfim, um evento que levou alegria ao bairro e ganhou elogios de vários entrevistados pelo ET.
Participantes dão sua opinião
O morador e comerciante na praça, Rodrigo Anselmo Mota (R10), parabenizou o governo pela iniciativa. “Está de parabéns por criar este projeto que está agradando muito o povo. Há alguns anos atrás tínhamos estas atividades com a Rua de Lazer, depois pararam e agora volta com nova roupagem e está aprovado por todos. Parabéns ao prefeito Baguá e suas secretarias”, afirma destacando que ele aproveitou a festa para movimentar o seu estabelecimento. “Sempre há aqueles que querem alguma coisa a mais e nesses momentos temos que aproveitar”.
A artesã Joselina ao lado do marido Lázaro Cassimiro, uniu o útil ao agradável, expondo seus trabalhos. “Há sete anos venho trabalhando com artesanato, confeccionando bonecas para cozinha, para enfeites de quarto e também acessórios para crianças, bolsas e bolsinhas, porta lingerie. Eu trabalho e vendo em casa. E hoje este encontro na praça deu para trazer os produtos e foi muito bom. O projeto 'Te Encontro na Praça' é 100%.”.
Jair Cândido, que foi dar uma ajeitada no cabelo, também faz uma avaliação positiva. “Se não for o Baguá, qual outro prefeito faz isso por nós? Pra tudo na vida precisamos da ajuda do poder público. Festa muito boa, muita alegria, está boa demais essa festa aqui”, comemorou.
As técnicas de enfermagem Patrícia Silva Carvalho e Franciele Costa fizeram o trabalho de prevenção de glicose e hipertensão. “Fazemos a medição e, independente de a pessoa ser diabética ou hipertensa, dando valores alterados, orientamos para que procurem a unidade básica para uma avaliação mais precisa com o médico”, destacam, completando quem em duas horas na praça, mais de 30 pessoas haviam passado pelo posto e cerca de 10% foram orientados a procurar um postinho do PSF (Programa Saúde da Família).
José Novato Correa atendido pela equipe e enfermagem se disse agradecido com encontro na praça. “Minha glicose e pressão estão ótimas, e o encontro também, perfeito. A gente precisa disso, reunir muita gente e conversar. Deveriam fazer sempre, porque é bonito ver as pessoas alegres”.
A técnica de enfermagem Karina e a agente comunitária de saúde, Júlia, avaliaram como muito positivo o encontro. “Eu faço parte da Rede do Adolescente e tivemos um encontro, onde destacamos a importância dessa convivência fora de casa. Nosso propósito é tirar esses adolescentes de casa, de perto da TV e do celular, mesmo que tenham dois mil amigos virtuais e tivemos uma aceitação muito boa”, avaliou Júlia, informando que boa parte dos jovens participavam do evento, com uma missão:
“- Muitos deles estão aqui com essa missão de interagir com seus colegas, passando essas práticas de boa convivência, de incentivá-los a participar de nossos próximos encontros.
O 'Te Encontro na Praça' é uma oportunidade para trazer a família, conversar, interagir. Isso aqui é saúde, diversão, pois enquanto as pessoas estão aqui, estão revigorando, razão para a Prefeitura continuar investindo nesses eventos”, afirmam ambas, com Júlia alertando do mal causado pelo uso demasiado do celular. “Hoje, com essa tecnologia toda, em especial, nós estamos ficando muito introspectivos, ainda que não percebamos, e este é um momento de conhecer o outro, de falar com o outro, como o nome do projeto bem diz, 'Encontro na Praça', aqui a gente encontra com gente”.
Para a esteticista Caroline Silva Gonçalves Lima, que maquiava Caroline Gabriely, o encontro acaba sendo uma vitrine para os profissionais. “O projeto é bom, porque divulga o nosso trabalho e ajuda as pessoas que não têm condições ou tempo, e que podem aproveitar o domingo e o serviço gratuito. É um serviço de que gosto, faço com paixão e fico feliz por poder contribuir com este encontro de domingo na praça”.
E os jovens se divertiram no karaokê e nas danças. O estudante Claivert Jorge Paulino de Souza 19, por exemplo, comemora. “Muito bom, uma coisa essencial até para nós jovens pararmos de dizer que na cidade não tem nada. Agora podemos mudar isso, trazer projetos novos”, afirma, ao lado do secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, que no sábado coordenou o 3º encontro do projeto Cara Limpa com os jovens.
“- Foi um dia muito especial, porque trabalhamos a música Pais e Filhos mostrando o valor da família, e eles assumiram um compromisso de estar aqui conosco hoje, convidando outros jovens para o filme da vida de Renato Russo, que vamos assistir no próximo sábado 27.
De acordo com o secretário, a Prefeitura trabalha hoje com sete grupos de jovens, cada um ligado a um PSF. Adiantou que no dia 10 de agosto cada grupo vai apresentar um projeto, mostrando o que eles querem fazer em relação ao adolescente e jovens na cidade.
“Essa é uma tarefa de uma gincana que será realizada em janeiro. Em cada reunião, eles terão uma nova tarefa, até janeiro, quando então vamos escolher o melhor projeto para a cidade”, explica Reginaldo, informando que estudantes do Grêmio Estudantil Carolina Maria de Jesus, da Escola Coronel; do Rotaract e Interact, também participaram do encontro.
O Educador em Saúde, Bergson Evangelista dos Santos, como seu cargo exige, estava no meio da comunidade, passando informações. “Estamos com nosso estande, onde as pessoas têm a oportunidade de aprender um pouco mais, sobre como prevenir determinados acidentes com animais”, explica, acrescentando que todos os animais expostos são encontrados no município.
“A preocupação da Secretaria não é só com a dengue, nós temos que prevenir outros riscos tais como escorpiões, aranhas, barbeiro transmissores da doença de Chagas e até cobras”, alerta, respondendo, com uma boa gargalhada, a uma curiosidade do repórter: 'Uma boa galinha no quintal não seria um bom predador do escorpião?'. “A galinha é eficiente em cerca de 30% dos casos de picadas, mas para isso o quintal tem que estar limpo, não pode conter tijolos, telhas, madeira, pedras, coisas que a impeçam de ciscar. Quando é limpo, ela visualiza e mata ou seja, a galinha num lugar limpo é bem efetiva, se não for assim não dá”.
Quanto à dengue, Bergson reconhece que o inverno tem ajudado bastante. “O inverno e as nossas ações, inclusive os mutirões de limpeza, que não param, além das orientações, a situação está sob controle, mas não é motivo para ficarmos satisfeitos, não, porque logo, logo as chuvas estarão aí. Então, todo mundo tem que ajudar”.
‘ Queremos que o projeto cresça...
No meio do povo, o prefeito Wesley De Santi de Melo se disse satisfeito com a participação popular. Falando ao ET, revelou que ficou surpreso quando chegou ao 'encontro' e viu aquela multidão. “O povo tomou conta da praça, está bonito. Tempos atrás Sacramento já viveu esses momentos com as 'Ruas de Lazer', embora de menor dimensão, o fim era o mesmo”, comparou, destacando seu objetivo principal:
“Proporcionar à família sacramentana lazer, boa prosa, oportunidades de cortes de cabelo, maquiagem, comer uma pipoca, um hot-dog, tomar um refri, além de participar e assistir a bons eventos culturais e artísticos. Outro objetivo é levar o povo para a praça, para se divertir, encontrar amigos, fazer amizades. O evento se estende até às 21h, aproveitando a boa iluminação a Led da praça e a comodidade, pois estamos instalando muitos bancos em todas as praças públicas. Queremos que o projeto cresça e não pare mais”, afirma Wesley, destacando ainda o serviço de prevenção à saúde.
Adianta o prefeito que os eventos continuam a ser realizados, mensalmente, nas praças dos vários bairros da cidade. “Nosso próximo 'Encontro na Praça' acontece no dia 24 de agosto, na praça Getúlio Vargas, na Basílica, quando faremos a abertura oficial das comemorações alusivas aos 200 anos de Sacramento.
O povo aderiu ao projeto
“O evento foi significativamente positivo”, comemorou Meire Idualte, já adiantando que o próximo será no dia 24 de agosto, na praça da Basílica, com um grande bolo dos 199 anos de Sacramento. Fazendo um balanço, a coordenadora enumerou as atividades desenvolvidas das 14h às 21h:
“Passaram pelo palco montado na praça, as seguintes apresentações: Folia de Reis, Banda Lira do Borá, 7 & 8 Infinit (Grupo de Dança), Congada Guarda de São Benedito e Nossa Senhora, Mix Dance / Grupo de Dança, Felipinho e Grupo de Pagode, Vanessa Vox, Luiz Alberto, Jair Ribeiro e Willian, JC Dance / Grupo de Dança, Banda Borges & Borges e Orquestra de Violas.
Prestando serviços de trabalhos voluntários, estavam presentes na praça, 3 barbeiros, 3 cabelereiras, 3 manicures, 2 maquiadoras; equipe de pintura facial.
Foram distribuídos, 3800 saquinhos de pipocas, 1900 algodão doce, 1600 cachorros quentes, 180 refrigerantes.
Os cabeleireiros/barbeiros realizaram mais de 100 cortes de cabelo, 58 escovas, 77 mãos
86 pés, 60 sobrancelhas, 89 maquiagens, 380 crianças com rostos pintados, 800 balões espaguetes”.