O prefeito Wesley De Santi de Melo, em entrevista ao ET, após a entrega dos veículos à Secretaria de Saúde, nessa quinta-feira 31, disse que não vai acatar a proposta da Associação Mineira de Municípios (AMM) de iniciar o ano letivo após o carnaval, isto é, no dia 7 de março. A proposta foi passada aos prefeitos na reunião da Ampla (Associação dos Municípios do Planalto do Araxá), realizada no final da última semana, em Araxá, onde Wesley esteve presente como vice-presidente da Amvale, eleito recentemente.
“Cerca de 350 cidades vão iniciar o ano letivo a partir do dia 7 de março, ou seja depois da quarta-feira de cinzas, devido à falta de recursos para pagar o transporte escolar e outras despesas. Como já fizemos a previsão e temos recursos, vamos iniciar o ano escolar no dia 7 de fevereiro, com reunião entre os professores e demais servidores da educação e, a partir do dia 11, segunda-feira, inicia-se o ano letivo escolar para os alunos em todas as escolas da rede municipal, a exceção das creches, que começam já nesta segunda-feira, dia 7”, informou o prefeito.
De acordo com Wesley, além do transtorno no calendário escolar que, para cumprir os 200 dias letivos as escolas serão obrigadas a repor aulas aos sábados, estender as férias de julho, acabar com a semana de 'saco cheio', estender também as aulas no final do ano, tem a questão do transporte escolar, que serve os alunos das redes estadual e municipal. “Ora, além de atender os alunos da rede estadual, que iniciam as aulas no próximo dia 11, teríamos que atender mais tarde a extensão de aulas da rede municipal, aumentando muito as despesas”, justificou.