Autoridades, diretores, professores e estudantes e um grande público reuniram-se na avenida Visconde do Rio Branco, a partir das 8h, para as solenidades cívicas de 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, proclamada em 1822.
Considerando que Sacramento ruma aos seus 200 anos e a Independência tendo completado 197 anos, nossa cidade nasceu no final do período Colonial, razão de Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, fundador da cidade, e pároco da Matriz de Na. Sra. do Desterro do Desemboque, ter pedido autorização ao rei Dom João VI, para a construção da Capela do Santíssimo Sacramento sob o Patrocínio de Maria, dois anos antes da Independência.
O Brasil tornou-se Império, a partir da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, 67 anos após a Independência, quando Sacramento foi elevada à condição de cidade pela lei nº 2216, de 03-06-1876, e já somava 69 anos. Por tudo isso, a Visconde do Rio Branco ganhou as cores da nossa bandeira, azul, branco e vermelho, e motivo de sobra para comemorar seus 199 anos e 197 da Independência do País.
Prestigiando a solenidade cívica, o prefeito Wesley De Santi de Melo, a deputada federal Greyce de Queiroz Elias, de Patrocínio, o presidente da Câmara, Matheus Fonseca Bizinoto, o vice-prefeito Osmar Trevisan Júnior, membros da Comissão Organizadora dos 200 Anos, demais vereadores, secretários, diretores de escolas e entidades da cidade e um grande público ao longo da avenida. Foi uma festa cívica bonita e cheia de emoção!
7 de setembro de 1822!
7 de setembro de 2019!
O prefeito Wesley De Santa de Melo, após a execução dos hinos Nacional e de Sacramento, abriu as festividades de comemoração do dia, unindo no seu pronunciamento as histórias do Brasil e da cidade.
“197 anos de trabalho, de luta para construirmos um país independente e soberano. Não podemos perder o elo da Independência, do amor à Pátria e de nossas tradições. O desfile cívico é um momento de reflexão, de dirigirmos um olhar para a nossa história, de repensar valores e ações. Precisamos sentir em cada olhar dos brasileiros a vontade de querer um país melhor. Somos acolhedores, pacíficos, mas temos que buscar sempre o desenvolvimento coordenado, respeitando o próximo, o meio ambiente, a nossa cultura, valorizando a nação brasileira. Só assim, teremos equilíbrio para a sustentabilidade econômica e humana”, disse, lembrando o bicentenário da cidade.
“Nossa Sacramento, dois antes da proclamação da Independência do Brasil, passou a existir oficialmente. Estamos bem próximos de completar 200 anos de história, por isso sinto uma alegria muito grande ao representar o meu povo, pois o bicentenário traz à tona todos os sacramentanos que fazem parte dessa trajetória, desde Cônego Hermógenes.
Sinto-me honrado por ser brasileiro, mineiro e sacramentano e por fazer parte dessa história. E vocês sacramentanos, de ontem e de hoje, são verdadeiros heróis brasileiros”, frisou.
14 escolas, entidades e serviços
municipais participaram do desfile
Abordando o tema, '200 anos de Sacramento', todos souberam expressar e explorar com emoção e entusiasmo e civismo a história, os valores, as gentes que se formaram neste município às vésperas de se completar dois séculos de existência.
A EE Sinhana Borges abriu o desfile, seguida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Academia Viva, Doadores de Sangue, Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Aparecida Cerchi Loyola e Profª. Nildes Moreira Camilo, Escolinha Tio Tofe/APAE, EE Afonso Pena Júnior, Escola Eurípedes Barsanulfo, EM Profª. Sílvia Vieira, EM Luiz Magnabosco, EM João Cordeiro, Centro e Assistência Social Pe. Antônio Borges, EM Djalma Afonso do Prado (Divisa), EE Carolina Maria de Jesus, EM Naná Kubitschek (Jaguara), Educação de Jovens e Adultos (Secretaria da Educação), EE Dona Maria Sant´Anna (Quenta Sol), EM Cel. Júlio Borges (Jaguarinha), EE Cel. José Afonso de Almeida, Projeto Dança, Arte e Cultura (Secretaria de Cultura), Equipe de Kung Fu (Secretaria de Esportes) e, encerrando o desfile, a EE Barão da Rifaina.
A avaliação foi muito positiva para todos os presentes, dentre eles, o prefeito Wesley, que resgatou os desfiles na cidade, na sua primeira gestão (2009/2012). “Onde a educação está presente, as coisas funcionam. Por isso, estão todos de parabéns, por ajudar a resgatar o espírito de cidadania e civismo”, afirmou, destacando ainda que não há investimento maior e mais importante do que o orçamento ofertado à Educação.
Quem também parabenizou os participantes foi a deputada federal Greyce de Queiroz Elias, de Patrocínio. “Parabenizo a todos os participantes, a população que compareceu, ou seja, é um trabalho a quatro mãos, cada um fazendo a sua parte para que esses jovens e crianças possam entender a importância do respeito à Pátria e aos cidadãos”.
Advogada, natural de Patrocínio, Greyce 37, foi eleita deputada federal depois de um mandato como vereadora (2013 a 2016) na sua cidade natal. Foi eleita pelo partido Avante, com cerca de 40 mil votos. Foi a candidata mais votada, na sua cidade natal, com 14.876, dos 50.429 votos válidos obtidos, conquistados em 508 municípios. Em Sacramento, obteve modestos 22 votos, mas já deu mostras de seu carinho e vontade de ajudar a cidade, ao destinar R$ 300 mil para serem aplicados na Saúde do município.
“Depois de ser vereadora na minha cidade, Deus me meu a graça de poder continuar representando o povo agora na esfera federal e estou deputada há sete meses contribuindo para que possamos fazer com que a política brasileira volte a ter credibilidade, com que o povo acredite novamente na política, que é a principal ferramenta de transformação”.