Uma Noite Cultural nessa quarta-feira 27, promovida pela editora Bertolluci, marcou o lançamento do livro 'Coisas do Amor', da professora e artista sacramentana, de saudosa memória, Hilza Augusta de Almeida Silveira, e o relançamento da Revista Destaque IN. Prestigiando o evento, o ex-marido, Éverson Silveira, e familiares de Hilza, os editores da revista, professor Carlos Alberto Cerchi (Secretário de Cultura), a jornalista responsável Maria Cerchi e o fotógrafo e designer gráfico, Alessandro Abdala, responsável pela arte, convidados e amigos.
Homenagem aos escritores de Sacramento
Para o secretário de Cultura, Berto Cerchi, o lançamento do livro 'Coisa do Amor', é um resgate. “O lançamento deste livro, na verdade, é um resgate. Investimos tanto na divulgação de Carolina Maria de Jesus que teve seus livros publicados em 13 idiomas e, às vezes, nos esquecemos de outros valores que temos na nossa terra. Então, essa é uma homenagem aos escritores de Sacramento. E esse é o primeiro passo”, justificou o secretário, informando que pretende fazer a publicação dos poetas sacramentanos, por exemplo, dentre outros, João Derwil de Miranda. “Mas Hilza, que morreu precocemente, foi uma mulher que se dedicou à arte da pintura, da literatura e o amor às crianças. E é isso que é a obra de Hilza”.
Outro resgaste foi o relançamento da Revista Destaque IN, com a edição nº 94. De acordo com a jornalista responsável, Maria Cerchi, depois de dois anos parada, a revista volta a circular. “A revista tem vários artigos que são atemporais e, que há algum tempo estão guardados, aguardando uma oportunidade de publicação. Hoje, com a internet, caiu um pouco a procura dos anunciantes por veículos diversos e essa é uma dificuldade que todos os editores têm. Mas confiando na cidade que valoriza muito a cultura e pela cobrança de muitas pessoas, estamos tentando novamente circulá-la, confiando que as pessoas vão continuar valorizando o trabalho que é feito”.
A edição nª 94, que traz na capa o Museu Corália Venites Maluf, teve, além do acervo do Museu e artigos de Irmã Domitila Ribeiro Borges (in memorian), a colaboração de Maria de Fátima Archanjo, Alessandro Abdala, Virginia Dolabela, Claudia Komesu, Pedro Teodoro Rodrigues de Resende, Carlos Donizete Bertolucci, Ruth Scalon Afonso e Hilza Augusta de Almeida Silveira (In memorian).
O escritor conquistense Dimas da Cruz Oliveira, na sua mensagem destacou a receptividade do sacramento para a arte. “Sacramento sempre me surpreendeu por sua vocação para os estudos, as publicações literárias e é um celeiro de talentos”, disse, destacando a publicação de um encarte de sua autoria, em homenagem a Viena, capital da Áustria. Em abril próximo, Dimas participa da Semana da Língua Alemã, com um apalestra em São Paulo e Blumenau (SC). Na bagagem, o encarte para ser apresentado naquele evento.
O advogado Éverson Silveira, marido da escritora no primeiro casamento, expressou a sua alegria e emoção por ver lançado o livro da saudosa esposa. “Tenho a certeza de que a Hilza, onde estiver, está feliz neste momento, pela homenagem que recebeu, ao ter um de seus livros lançados em sua cidade natal, e que muito agradeço em nome da família. Mas sobretudo pelos comentários feitos sobre o trabalho dela, pelo Prof. Carlos Alberto e por você, Walmor, seu grande amigo”.
Abrilhantando a noite, a artista plástica e membro do Conselho de Cultura, Marilese de Almeida Pacheco, expondo algumas de suas obras, de uma fase atual, com grandes retratos de personagens da cultura negra, entre eles, Carolina Maria de Jesus. Na exposição, algumas das obras pintadas por Hilza Almeida como os retratos de João Canudo e Maria do Limiro e também algumas paisagens doadas a amigos de Sacramento. Para Marilese, eventos como este são uma oportunidade de as pessoas conhecerem as obras de artistas sacramentanos ligados à pintura.