A nova diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) de Sacramento tomou posse na tarde desta quinta-feira 16 em cerimônia realizada na Casa da Cultura com a presença do secretário de Cultura do município, Carlos Alberto Cerchi, inspetores escolares da Superintendência Regional de Ensino, Mariléa Abadia Alves Martins e Serise Maria Santos, professores e servidores, para o triênio, 2019/22.
A Profa. Augusta de Souza Furtado foi reconduzida ao cargo como coordenadora/presidente juntamente com os diretores: Carlos Alberto Cerchi, Davy Natal Cintra e Walmor Júlio SiIva, também reeleitos. Os demais membros foram eleitos pela primeira vez: Alessandra Cristina de Souza, Antônio Carlos Soares Júnior, Davy Natal Cintra, Maria Abadia de Freitas, João Batista Vaz e Felipe Dione Galdino.
O Prof. Carlos Alberto Cerchi fez uma avaliação positiva do trabalho realizado pela Profa. Augusta, à frente do sindicato e a cumprimentou pela coragem, garra e disponibilidade com que enfrenta o cargo. Fez referência às manifestações vividas pelo país no dia 15, protestando contra o corte de verbas na educação e falou da crise vivida pelos sindicatos, mas que continua sendo a maior força de luta para garantir os direitos dos trabalhadores em Educação. E ressalvando: “Mas o Sindicato não é somente um espaço de lutas para assegurar e manter os direitos que conquistamos, mas é também um espaço político, de cultura, de respeito e de amizade”.
A inspetora escolar, Serise Maria Santos, também saudou a nova diretoria augurando a todos um mandato com profícuas realizações a bem da classe. Dirigindo-se à presidenta Augusta, disse: “Com certeza, você sendo reeleita é porque executou um belo btrabalho. O Sindicato me faz lembrar Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, disse, lamentando a falta de professores na posse.
“Só senti falta dos professores a este importante evento. Então, faça essa hora. Levem até as escolas essa mensagem sindical de nesse momento, eles precisam estar unidos, porque a força não é uma comissão, não é uma diretoria, mas é um grupo e quanto mais juntos, mais unidos, mais fortes”.
No seu pronunciamento, a presidenta Augusta agradeceu a todos os que colaboraram com o processo, sobremaneira à comissão eleitoral, estendendo agradecimentos aos membros da diretoria sainte e deu boas-vindas aos novos coordenadores. A seguir, ressaltou a importância do Sindicato na vida dos trabalhadores.
“- Temos que dar continuidade à luta dos trabalhadores em Educação iniciada em 1979, especialmente nesses tempos em que os governos desvalorizam tanto a Educação e os seus servidores. São 40 anos de mobilização, de defesa e garantia de nossos direitos. O Sindicato é a voz de milhares de trabalhadores, cujas conquistas nessas quatro décadas são incontáveis. Meu desejo e de nossos companheiros que assumem essa missão comigo é de continuar essa luta por mais 40 anos, sem nenhum direito a menos”.