Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Dia de Finados começou nos anos 100

Edição nº 1699 - 01 de Novembro de 2019

Neste sábado, 2 de novembro, é o dia em que os cemitérios ficam cheios de pessoas celebrando a memória daqueles que se foram. As igrejas, cada uma dentro de seus próprios ritos, costumam também celebrar a memória dos mortos. A Igreja Católica celebra três missas na intensão dos falecidos: às 8h, no Cemitério São Francisco de Assis; às 9h, na Basílica do Santíssimo Sacramento e, às 17h, na Matriz de Na. Sra. da Abadia. 

O Dia de Finados ou o Dia dos Fiéis Defuntos, remete às tradições do início do Cristianismo, sendo encontrados registros a partir do século II, quando em antigas tumbas e lápides foram   encontrados grafismos com orações para aqueles que estavam ali enterrados.

No século V era escolhido   um dia para orar pelos mortos que não eram mais lembrados.   No Século XI durante o pontificado do Papa Leão IX foi criado um dia quando  todos os fiéis deveriam orar aos finados. Já a data de 2 de novembro foi estabelecida durante o século XIII, por ser o dia seguinte ao Dia de Todos os Santos. Como no Dia de Todos os Santos oramos por aqueles Santos que não foram lembrados ao longo do ano, no Dia de Finados oramos pelos que morreram e não são lembrados durante todo o ano.

Orar  pelos mortos – Várias passagens  bíblicas trazem citações da importância de orar pelos mortos, como por exemplo, em  II Macabeus 12,43-46 e Tobias 12,12, onde é relembrada a importância de orarmos por aqueles que se foram. Ao orarmos durante o dia de Finados, estamos fazendo uma demonstração de carinho, amor, afeto e acalento por aqueles que se foram, já que durante esta data a Igreja toda se encontra em orações. O Dia de Finados não é uma data de tristeza, mas sim uma época para uma reflexão profunda e oração pela salvação das almas.

Em todo o mundo, o Dia de Finados ou Dia dos Mortos é comemorado, mas  cada país tem a sua forma de celebrá-lo. Existe uma tradição no México para o  Dia dos Mortos, comemorada durante três dias, de 31/10 a 2/11, porém muito diferente do tradicional Dia dos Finados, pois nesse dia são realizadas festas e banquetes, tradição que remonta da antiga cultura dos indígenas daquela região.