Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Defesa Civil interdita ponte de ferro de Delta

Edição nº 1676 - 24 de Maio de 2019

A histórica ponte de ferro na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, no município de Delta, foi interditada devido a um buraco que se formou na pista. Segundo a imprensa regional, há anos a estrutura não recebe qualquer tipo de manutenção. Com várias rachaduras em toda sua extensão asfáltica, os técnicos da Defesa Civil optaram pela interdição total até que se viabilize as correções.

 A ponte metálica sobre o Rio Grande foi construída originalmente para servir ao novo ramal da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF). Saindo de Ribeirão Preto, ao invés de passar por Franca, Jaguara (Sacramento) e Conquista até chegar a Uberaba, como era antes, ela encurtou a distância, de Ribeirão foi direto à Igarapava, onde foi construída a ponte no rio Grande, ligando com Delta, então distrito, e chegar a Uberaba. O antigo trajeto acabou extinto no início dos anos 70.

 Com seis vãos, a ponte de Delta tinha grandes dimensões, comparadas às outras pontes ferroviárias da época. Foi um empreendimento alemão, planejado em 1910 e que se encontrava adiantado em 1913, previsto para ser inaugurado no ano seguinte. Mas com a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), apenas cinco dos seis arcos ficaram prontos a tempo da inauguração. O último trecho foi improvisado em madeira. Depois, veio da Inglaterra o último trecho da ponte, que serviu de cenário para batalhas entre paulistas e mineiros, na Revolução Constitucionalista de 1930.

Hoje as prefeituras de Igarapava e Delta possuem projetos de turismo regional para promover a revitalização da região por meio de parcerias com os governos federal e estaduais (SP e MG).