O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 'Mês Missionário Extraordinário' para ser comemorado por toda a Igreja Católica, com o objetivo de “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes (missão para as nações) e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.
No dia 9 de julho de 2015, o Papa Francisco abençoou 40 cruzes missionárias em sua visita à Bolívia, e as entregou a cada país da América como forma de preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) que aconteceu em julho de 2018. A cruz missionária original destinada ao Brasil se encontra na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília.
A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão. Faz memória das missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária.
O Mês Missionário Extraordinário, que tem como tema, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” começa no dia 1º de outubro com uma missa às 19h, na Igreja Santa Terezinha, em Uberaba, dia da santa que é padroeira dos missionários.
Uma missa celebrada nesse 1º de setembro, na Catedral Metropolitana de Uberaba, marcou o início da peregrinação de dois símbolos do evento, a cruz e a bandeira, que irão percorrer as nove regiões pastorais da arquidiocese em preparação a essa transformação missionária.
Conforme a escala da peregrinação, neste domingo 8, a Cruz Missionária e a Bandeira chegam à região Sacramento, que compreende as paróquias do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, Nossa Senhora da Abadia, Santa Maria dos Anjos (Delta), Nossa Senhora de Lourdes (Conquista) e São José Operário (Ponte Alta).
Conheça a Cruz Missionária:
1) A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão que parte da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.
2) Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.
3) As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.
4) A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.
5) Relíquia de Santa Nazaria Ignacia, fundadora de uma congregação religiosa missionária na Bolívia