Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CRES recebe completa reforma e adquire equipamentos

Edição nº 1702 - 22 de Novembro de 2019

O Centro de Referência e Especialidades de Sacramento, mais conhecido por CRES, passou por uma reforma geral, a primeira, desde que foi inaugurado em 26 de agosto de 2000, pelo então prefeito, Nohubiro Karashima. Em homenagem ao seu projetista e então secretário de Obras do ex-prefeito Biro, o engenheiro Antônio Júlio da Silva Sobrinho, que morreu dois anos antes de sua inauguração, denominou o prédio. 

“Na sua mensagem, o prefeito Wesley De Santi de Melo mais uma vez reafirmou a importância da reforma dos locais público. “O CRES foi uma obra espetacular construída pelo ex-prefeito Biro, um espaço que realmente vem atender às necessidades da secretaria para a prestação de serviços especializados de saúde no município”, afirmou, informando sobre a reforma.  

“Desde que foi inaugurado, o prédio nunca passou por reforma, a não ser alguns pequenos serviços de manutenção.  E com o tempo é natural o aparecimento de problemas que exigem reparos. Iniciamos trocando todos as telhões da cobertura, muitos deles quebrados, ressecados pelo sol e com muitas infiltrações”, informou o prefeito Wesley, destacando que o telhado era um pombal, confirmado pelo secretário de Saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, que trabalha no local. “Retiramos dali um caminhão de esterco do teto”.

Ainda de acordo com o prefeito, “as reformas atingiram também a troca de portas, rede elétrica, pintura geral e aquisição de equipamentos para as especialidades que são atendidas no prédio, como novos aparelhos para o consultório de Oftalmologia; uma  mesa cirúrgica digital, aparelho de Raio X, além da instalação de ar condicionado”, disse, completado por Reginaldo, que ressaltou a informatização de todo o sistema, agora interligado, para atender às novas políticas de saúde do Governo Federal. 

Eficiência - Além da reforma do CRES e dos novos equipamentos médicos, buscando eficiência nos atendimentos de saúde, o município investiu também na aquisição de mais 40 tábletes, que somam agora 80 dispositivos para uso diário dos agentes no seu serviço domiciliar, inclusive com rastreamento.