Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Correios lançam selo com estampa da escritora Carolina Maria de Jesus

Edição nº 1696 - 11 de Outubro de 2019

O Gerente Regional dos Correios de Uberaba, Eder dos Reis Silva, esteve em Sacramento, nessa sexta-feira 4 para o lançamento do  quarto selo da série, “Mulheres Brasileiras que fizeram História” que, nessa data, homenageou a escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus, autora de 'O Quarto de Despesjo', um dos maiores best-seler do país, editado em 14 países e traduzido em 13 idiomas.   

A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Nobre Dr. Paulo da Graça Lima do Paço Municipal (Câmara) onde estava reunido um seleto para prestigiar o fato histórico, dentre eles o presidente da Câmara Vereador Matheus Fonseca Bizinoto; prefeito Wesley De Santi de Melo; secretário de Turismo e Cultura, Carlos Alberto Cerchi;  presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino acompanhado da vice-presidente, Arailda Gomes Alves;  Arão Franco de Macedo Júnior e  Paulo Eduardo Ferreira Coelho, ambos da Regional dos Correios; vereadores, secretários de Governo dentre outros. 

De acordo com o gerente regional, Eder dos Reis Silva, os Correios homenageiam e divulgam fatos importantes do país através dos Selos Postais. Os selos têm seus motivos aprovados pela Comissão Filatélica Nacional que, anualmente, se reúne com o compromisso de analisar as propostas para compor o Programa Anual de Selos Comemorativos e Especiais, conforme Art. 3º da Portaria 3063/2018 do Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

No seu pronunciamento, Silva, destacou que, “os correios se orgulham de participar do lançamento deste selo especial, produzido exclusivamente para esta ocasião e agradecemos pela oportunidade de representar os Correios neste momento tão importante para cultura, ciência e arte, e   prestar homenagem a esta mulher, Carolina Maria de Jesus, eternizando sua história neste selo”, disse, historiando a trajetória dos Correios e os serviços prestados. Finalizou, apresentando a biografia da escritora e informando que naquela data e hora, o selo estava sendo lançado também  em São Paulo, cidade onde Carolina viveu e morreu, depois que deixou sua terra natal.  

Matheus Bizinoto enalteceu a filha mais ilustre da cidade, Carolina Maria de Jesus, que “através do labor diário soube ensinar as pessoas de como ser uma verdadeira mulher, humilde e culta, pois, mesmo não tendo onde escrever, juntando pedaços de papel do lixo, escreveu verdadeiras lições, que são reverenciadas não só no seu país, mas no mundo inteiro”.

Referindo-se aos 200 anos da cidade, o presidente da casa comparou Carolina aos bandeirantes citados no hino de Célia Bianchi: “ 'Destemidos, ousados bandeirantes, /dos sertões o perigo enfrentando/ bem distante deixaram o passado/ o presente a seus filhos legando'.  E se hoje vivemos momentos de uma rica história, nós a devemos aos homens e mulheres que construíram esta cidade. (...) Por isto, nada mais justo que homenagear aqueles que souberam viver e deixar o seu legado, como nossa Carolina Maria de Jesus”.

 

Ficar entre as seis mostra sua grandeza

Para o prefeito Wesley De Santi, a escolha do nome de Carolina Maria de Jesus como uma das seis 'Mulheres Brasileiras que fizeram História', pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), demonstra a grandeza da escritora. “É uma satisfação ver uma filha de Sacramento receber uma homenagem dessa magnitude. Um Selo Postal é uma grande homenagem e Carolina merece, porque foi uma mulher que representou muito na sua época e continua sendo referência. Leva o nome de Sacramento mundo a fora através de suas obras.  

Sacramento, rumo aos 200 anos, ver esse Selo homenageando uma sacramentana só vem enriquecer nossa história. E Carolina é parte dessa história. E outro detalhe muito importante: só o fato de Carolina estar entre as seis mulheres mais relevantes do país, numa escolha feita pelos Correios, em Brasília, sem nenhuma interferência de Sacramento, de políticos ou de outras pessoas, a nosso pedido, demonstra sua grandiosidade perante o país e, por que não, pelo mundo, pois seu livro foi impresso em 14 países e traduzido em 13 idiomas. Por tudo isso, agradecemos aos Correios por essa escolha que tanto nos honra”, disse o prefeito na solenidade de lançamento do selo, no Paço Municipal, no último dia 7. 

 

'Bitita toca o coração das pessoas onde quer que ela vá

Para o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), João Eurípedes Sabino, o lançamento do selo é uma grande honra para toda a região. “A Academia de Letras não poderia deixar de estar aqui presente para cumprimentar Sacramento que vê uma filha ser retratada em selo. Historicamente, isso tem um valor muito grande, porque Carolina Maria de Jesus, nossa Bitita, toca os corações das pessoas onde quer que ela vá. Ela vai sempre falar a linguagem universal e todos entenderão, porque é a linguagem do coração. 

E eu, na minha compreensão, o Criador, de vez em quando convoca alguns para vir representá-lo, de formas diferenciadas e entendo que Carolina é uma dessas pessoas. Feliz de Sacramento que tem vários destes em sua galeria para poder mostrar e eu os tenho todos em meu coração”, disse, citando o acadêmico Carlos Alberto Cerchi ocupante da cadeira nº 39, na ALTM. 

 

A acadêmica vice-presidente, Arailda Gomes Alves, também deixou sua mensagem, falando da alegria de viver aquele momento. “Vamos levar para a Academia uma bela impressão dada a grandeza dessa homenagem a uma mulher, a Carolina Maria de Jesus”. 

 

Iniciativa é dos Correios

O Secretário de Turismo e Cultura, Carlos Alberto Cerchi, em entrevista ao ET, esclareceu que toda a iniciativa da homenagem partiu dos Correios. “A iniciativa e o  critério de escolha é dos  Correios, não houve nenhuma interferência de Sacramento. Aqui, o que fazemos é divulgá-la, como já vimos fazendo há vários anos. Sacramento tem um papel importante na divulgação de Carolina e sua obra. Carolina estava praticamente esquecida, e foi a partir do seu centenário de nascimento que ela voltou a ser uma celebridade, incluindo a participação de Sacramento na promoção de vários eventos na cidade, em Brasília, São Paulo, dentre outras cidades, para divulgação de seu nome. E, agora recebe esta histórica homenagem dos Correios”, explicou. 

O secretário de Cultura destacou também para os presentes a importância do Selo Comemorativo dos Correios, que representa o reconhecimento do Brasil e do mundo à história de vida, de trabalho e de força que motivou a escritora Carolina Maria de Jesus em sua jornada. Em seguida, convidou os presentes para assistirem dois filmes de curta-metragem sobre a escritora: 'Carolina', do Diretor Jeferson Di; e 'Papel e o  Mar',  de Luiz Antonio Pilar.

A artista plástica Marilese de Almeida Pacheco que realizou uma bela exposição, evocando a imagem de Carolina Maria de Jesus, recebeu do Gerente Regional dos Correios,  Eder dos Reis Silva, uma orquídea em reconhecimento pelas obras.