A bandeira tarifária passará de vermelha para amarela neste mês de outubro, com custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A justificativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o mês da transição entre a estação seca e o começo do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Mas a economia de energia vai sendo tarefa de todos. De acordo com o engenheiro eletricista, Alcione Belache, mesmo com a alteração da bandeira, de vermelha patamar 1 para amarela, é preciso usar a energia elétrica de forma mais eficiente e evitar desperdícios.
Uma das dicas é substituir as lâmpadas, da residência ou da empresa, por lâmpadas led, que são mais econômicas e outras formas de economizar é com o chuveiro elétrico com banhos mais rápidos, o abrir a geladeira com frequência; nunca colocar alimentos quentes dentro dela, deixar um espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos ou roupas e, prestar atenção com as borrachas de vedação da geladeira. Em relação ao ferro de passar, uma delas é passar roupas de uma só vez, e nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.
Ah, e se for viajar, ou ficar ausente por um longo período, retire os aparelhos da tomada. Para mais informações, acesse o site aneel.gov.br.