A comissão responsável pelas festividades dos 200 anos de Sacramento escolheu, em reunião realizada na Prefeitura, na última segunda-feira, a logomarca que vai representar o bicentenário da cidade em cartazes, folders, medalhas, diplomas e documentos ligados aos eventos programados.
A logomarca escolhida, de autoria da servidora municipal, Juliana Fornazier, (veja a foto anexa) remete a uma estilização da bandeira de Sacramento em cima do número 200. Criada pela saudosa, Irmã Maria Benigna de Jesus Martins, da Congregação de São José de Cluny, a pedido do então prefeito, José Alberto Bernardes Borges, em 1980, a bandeira do município inclui, nas cores vermelha, branca e azul, todos os símbolos que evocam o nascimento da cidade, fundada segundo a égide do 'Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria', nome que hoje consagra a Basílica da cidade, conforme documentos históricos sobre a fundação da cidade.
Para Irmã Benigna, o centro da Bandeira tem um círculo branco que representa o Santíssimo Sacramento, a Eucaristia, instituída por Jesus na ceia pascal, às vésperas de sua crucifixão. Dentro do círculo, uma estrela azul de seis pontas remete também à descendência de Jesus que nasceu de Maria e José, da 'ilustre casa do rei David'.