Começaram as festividades rumo aos 200 anos da cidade. Uma vasta programação, com três inaugurações: praças José Simão e Manuel Barbeiro e nova iluminação do Parque Municipal Renato Crema, mais conhecido como Bosque do Ipê e início da Expogal com Torneios Leiteiro e Rodeio. A programação prosseguiu com o evento, 'Te encontro na praça', na av. Rio Branco; caminhada ecumênica pelo Bosque do Ipê com a padroeira da cidade, Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento em andor, culminando com cerimônia no Monumento a Cgo Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick, fundador da cidade e Missa em ação de graças, na Basílica do Santíssimo Sacramento. À noite, no Parque de Exposição, final do Rodeio e show de Eduardo Costa encerraram as festividades que prosseguem ao longo do ano até 24 de agosto de 2020, data em que a cidade completa seu bicentenário.
Te Encontro na Praça
O 'Te Encontro na Praça', que aconteceu na Visconde Rio Branco, a partir das 9h, foi um dia de alegria, com muita música no palco e muitas atividades: dia de beleza; orientação profissional para os jovens, prevenção da saúde, massagem, games, karaokê, diversão para a criançada pipoca, algodão doce, cachorro quente, pintura facial e o tradicional 'Parabéns pra você' diante de um bolo de 200 kg.
Na avaliação do secretário Reginaldo Afonso dos Santos, o evento foi muito bom, embora o espaço tenha sido pequeno pelo grande público que compareceu. Mas foi muito bom, várias barracas foram ocupadas por estudantes e professores da Uniube, nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, e demais atividades desenvolvidas, conforme programadas.
Para o secretário, a presença das equipes da Uniube se deu através de uma parceria com a TV Integração, que faz atividades nas praças em diversas cidades com o apoio da Uniube. “A terceira edição do 'Te Encontro na Praça' foi um ganho muito grande, porque o público aderiu e marcou presença”, avaliou.
Presente ao evento acompanhado da primeira dama, Maria Tereza, o prefeito Wesley De Santi de Melo, falando ao ET, manifestou sua alegria por comemorar mais um aniversário da cidade. “A festa tem que ser para a população. É uma festa do povo para o povo. Temos que parabenizar nossa cidade pelos seus 199 anos, agora rumo ao bicentenário. E a melhor forma de parabenizar é desenvolvendo ações a população. É o povo que faz a história. A população precisa de diversão, deste congraçamento, que é um momento de sair de casa, encontrar pessoas, ouvir música. E a gente fica feliz, por ver famílias trazendo seus filhos para participar”, afirma, destacando que o 'Te Encontro na Praça' será realizado mensalmente, em diferentes praças da cidade.
Encontramos na praça...
O ET fez um tour pela avenida Visconde do Rio Branco e, realmente a movimentação era grande. Gente de todas as idades, disputando espaços para aproveitar as várias atrações e atividades.
* No palco do evento, encontramos o 'Trio Feliz', com Luiz Feliz, Wagner Mendonça, e Stive que arrancaram aplausos com o clássico, 'Cabocla Tereza' e a declaração de amor a Sacramento, com a antológica canção do rei Roberto Carlos, 'Como é grande o meu amor por você'.
* Enriquecendo as apresentações, a vez do poeta Douglas Faria Gomes, que declamou um belo poema de sua autoria dedicado à Cidade. Douglas, que tem 36 anos, nasceu na fazenda Posses, na região de Jaguarinha, onde viveu até a adolescência. Revela que sempre gostou de literatura, poesias e que há cerca de dois anos começou a escrever, já contabilizando 40 poemas. E, também, no palco nos encontramos com Vitória Cardoso mostrando sua bela voz.
* A estilista afro, Fabiana Crispim montou um varal onde expôs belos modelitos, com tecidos de puro algodão importados de Angola. E garante que cada estampa tem um significado diferente sempre remetendo a coisas boas. Fabiana usava, na oportunidade, uma bata que remete à alegria do casamento, destacando que o africano não se casa de branco, mas de roupas coloridas.
* A nutricionista do projeto Sintonia, Ana Laura Damante, da cidade de Franca, fazia exames de bioimpedância. “Através dessa balança a pessoa vê o quanto tem de gordura, de músculo, a idade corporal, a gordura visceral... Depois do exame, passamos as orientações nutricionais e àqueles que necessitam de um acompanhamento fazemos o seu encaminhamento a uma das UBSs”.
* A professora, diretora do Curso de Psicologia da Uniube, Janete Tranquila, e mais dez universitários da universidade, davam orientações profissionais aos interessados. “Hoje é muito importante ter uma graduação, o mercado exige isso, e muitas pessoas, sobretudo jovens, têm dúvidas sobre o que escolher e aqui a gente conversa sobre sua área de interesses, seus gostos, e traçamos um perfil”, explicou.
* A enfermeira preceptora de estágio, Alessandra Aquino Pacheco, coordenava seis acadêmicos, do curso de Enfermagem que faziam simulação de primeiros socorros para adultos e crianças e aferição da pressão.
* A professora Sandra Marquez Reis e o professor Luiz Fernando Faria coordenavam a turma com 12 alunos do curso de Fisioterapia, que realizava relaxamento e drenagem facial, além de orientação postural e alongamentos.
* Os pacientes do CAPS realizaram trabalhos artesanais orientados pela equipe multidisciplinar. E a equipe de enfermagem da cidade, realizavam testes rápidos de diabetes e outros.
* E a criançada, muito bem assistida por professores, também se esbaldava com pintura facial, desenhos e nos brinquedos montados no final da avenida.
* Meire Idualte coordenou a equipe de beleza, composta por dez profissionais sacramentanos de corte de cabelo feminino e masculino, maquiagem, sobrancelhas e manicure. E a fila de espera era grande.
* O Secretário de Meio Ambiente, Marino Severino Segundo levou para a praça um stand com doação de mudas, de filhotes, orientações sobre a guarda responsável dos animais e panfletos sobre a coleta seletiva. “Aproveitamos para mostrar as nossas ações em benefício da sociedade, dos animais e da natureza”.
* Dona Alice Vilas Boas, aos 80 anos, apoiada na bengala, estava na praça com a filha Lorraine e a netinha Rayne 7, feliz da vida, tentando romper a multidão que s aglomerava. “Festa muito boa, muito alegre e a gente tem que aproveitar. A menina vai nos brinquedos, mas eu gosto mesmo é de roda gigante. Que pena! Não tinha o brinquedo preferido da Da. Alice...
* Virgínia de Oliveira Fonseca, sacramentana nata, inesquecível professora de Inglês da Escola Coronel, mudou-se para Uberaba para ficar perto dos filhos, mas que volta e meia está na terra, comentou o 'Te Encontro na Praça' e desejou felicidades a Sacramento. “Moro aqui e lá, não abro mão de Sacramento. Minha vida é aqui”, afirma, desejando que “Sacramento continue esta aterra abençoada, evoluindo mais 199, 200, 300 anos...”, mas de olho na netinha Maria Olívia, nos brinquedos.
* O médico Pedro Teodoro, que está vereador, reside em Sacramento há 35 anos e como sempre muito presente nos eventos oficiais, esteve prestigiando a festa. “Tenho um amor muito grande por Sacramento, aqui meus filhos nasceram, cresceram, estudaram e hoje estão lá fora levando o nome da nossa terra. Tenho orgulho de ser sacramentano e me sinto feliz por poder participar da história política de Sacramento”.
* E a equipe da Rádio Sacramento com vários comunicadores e técnicos coloca ao ar comentários e entrevistas do público sobre tudo o que estava acontecendo.
* A artesã Tatiana Miranda, paulistana que há 13 anos reside em Sacramento e se dedica ao artesanato: macramê, orgonite, árvores de pedra com cobre e arame, filtros de sonhos, tudo com material reciclável e naturais como cipós, pedras, cordões, etc.