Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cemig investe na conscientização sobre Eficiência Energética

Edição nº 1701 - 15 de Novembro de 2019

Com a meta de alcançar um universo de 310 mil alunos de 100 escolas no Estado, em dois anos, a Cemig iniciou em 2018 um programa ousado de conscientização sobre Eficiência Energética. “A etapa 1 aconteceu no ano passado e foi direcionada aos professores como multiplicadores e, agora, vivenciando a etapa 2, estamos levando essa mensagem aos estudantes”, justifica Cláudio Henrique Ferreira Brandão, um dos profissionais contratados pela Cemig para desenvolver o programa.

 

A equipe conta com sete profissionais, cada um com suas funções, monitores, promotores para levar às escolas a palestra 'Eficiência Energética'. “Ou seja, abrir a consciência dos alunos para utilizarem a energia de forma racional, no seu ambiente de casa, no seu ambiente escolar, no clube, enfim, nos diversos ambientes que a gente frequenta e que têm demanda de energia. E mais que isso, que esses estudantes sejam, sobretudo, disseminadores dessas informações, sejam multiplicadores. Enfim, que eles sejam a sementinha que está sendo plantada e que vai se multiplicar com o tempo”, explicou. 

Brandão destaca que o projeto nasceu da preocupação com o gasto excessivo de energia e a necessidade de buscar novas alternativas, inclusive a energia limpa. “Além da vantagem econômica, elas trazem, por ser uma forma renovável de geração, uma forma que demanda recursos que estão disponíveis na natureza para a gente, e que podem facilmente ser acessados como energia solar, energia fotovoltaica ou energia eólica também, que trazem benefícios para o meio ambiente, além do benefício econômico associado. Então, a melhor combinação”, esclareceu.

De acordo com Brandão, estatisticamente, a energia que vem da água é a mais produzida no Brasil, em torno de  65%  à 67% dentro da matriz energética de geração. Porém, no período de seca essa produção cai, obrigando as usinas termoelétricas a entrar em atividade, com dois agravantes: são altamente poluentes e caras, fazendo a tarifa subir o preço. 

 “É o período em que as usinas operam com as bandeiras amarela e vermelha para cobrir o custo adicional decorrente da entrada em operação das usinas termoelétricas, que têm custo operacional mais  elevado, devido aos insumos  que elas utilizam , óleo diesel,  carvão e gás natural também. Apesar de muito mais poluidoras elas são necessárias para suprir a falta de agua nos períodos secos e porque o uso da energia limpa ainda está muito tímido no país”, justificou Cláudio Brandão, avaliando de forma positiva sua passagem pela cidade.

“A cidade é encantadora, não tem como uma pessoa não se encantar com a cidade muito bem cuidada, pessoas receptivas desde nossa chegada. Tem sido tudo ótimo. Estivemos na  Prefeitura, onde proferimos a palestra inicial e nas escolas todas, onde encontramos servidores dedicados e muitos solícitos. Eu tinha boas referências de Sacramento, mas ao chegar aqui superou minhas expectativas. Outra coisa que me surpreendeu foi a adesão das pessoas nas escolas, tanto da equipe de direção como dos professores e dos alunos, todos participando do programa. Mesmo porque trata-se de uma tema atual, objeto até de questões de concursos, provas, vestibular...”, avaliou. 

No final da palestra, os estudantes receberam um kit com um folder explicativo sobre as questão da eficiência energética,  sobre as ações, um resumo  do que é apresentado na palestra, além de um álbum  de figurinhas com cinco pacotes para que os alunos possam depois estimular  a interação social entre eles, com a troca de  figurinhas, além de distribuição  de balas,  pipocas e canetas.