Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cely Menezes mostra como se reconstrói a saúde com as leis da natureza

Edição nº 1683 - 12 de Julho de 2019

A psicoterapeuta Cely Ribeiro Wagner e a psicóloga Sumaia Debroi promoveram no último final de semana, na Casa da Cultura, um wokshop sobre o tema, "A reconstrução da saúde através da conexão com as leis da natureza”. 

Avaliando o encontro, que contou com a participação de mais de 30 pessoas, Cely reconheceu que o workshop foi excelente. “O grupo muito participativo. Não faço palestra e nem sigo programação, o que fazemos é um sócio drama vivenciado, utilizando técnicas para desenvolver dinâmicas e vivências com o grupo, que facilitam a transformação de hábitos e a tomada de consciência dos verdadeiros propósitos que vivemos no planeta. Ou seja, saímos dos nossos desejos humanos mais mesquinhos e buscamos um outro modo de vida”, resume.

 De acordo com Cely, todos que atenderam ao convite estão nessa busca. “Não depende só de mim. Um workshop depende de todos. No início, nem eu sei o que vai acontecer, porque vai depender da relação com o grupo, para a escolha dos exercícios que vão ser utilizados e aí vai acontecendo o processo. E foi algo de muita satisfação para mim e para os participantes, porque saíram todos muito contentes”, revela. 

Resumidamente, Cely explica como as leis da natureza interferem na saúde humana. “Pensamos nas leis da natureza, muitas vezes, como se estivessem fora de nós, quando, na verdade, nós somos natureza. E enquanto as plantas têm uma capacidade de regenerar muito maior que a nossa, e os animais também, nós estragamos muito a saúde, porque inconscientemente desrespeitamos as leis da natureza, que são as mesmas da espiritualidade que regem a nossa vida”. 

Deepak Chopra,  um médico indiano radicado nos Estados Unidos, escreve as sete leis da espiritualidade e quando chegam para nós as leis da natureza, que são muito mais que sete, a gente seleciona algumas no workshop, como a Lei da Transformação, a Lei dos Opostos, do Dar e Receber, por exemplo, que são também leis espirituais. 

Mas a nossa proposta inicial foi a reconstrução da saúde, através da transformação dos hábitos, porque se não houver a transformação dos hábitos é impossível a reconstrução da saúde”, alerta, destacando que a parte teórica do workshop é feita através da indicação de livros.

Cely realiza seu trabalho em vários lugares por onde passa, inclusive, na Suíça onde reside e onde recebeu o convite de sua médica , Dra.Greta. “Recebi o convite dela, para preparar os seus clientes. 'Quem sabe eles melhorem e comecem a fazer a parte deles', disse ela. 

Cely lembra, também, como exemplo um trabalho muito bonito realizado por Pe. Airton Freire, no Nordeste. “Ele faz um trabalho muito bom em Arcoverde, no sertão pernambucano. Começou retirando as pessoas da Rua do Lixo, num trabalho que tem 35 anos, tornando-se assim uma referência no Nordeste. As pessoas falam dele com lágrimas nos olhos. Ele criou a ONG, Fundação da Terra, com o intuito de prestar ajuda às pessoas que vivem no local denominado "Rua do Lixo". E lá eu fiz um projeto com o irmão dele, Herton, que é sociólogo, tudo de acordo com as necessidades de cada grupo”, finalizou.