Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Carreiros vão reviver fundação da cidade em 1819

Edição nº 1685 - 26 de Julho de 2019

O prefeito Wesley de Santi de Melo participou da Festa de Nossa Senhora do Desterro, padroeira do Desemboque, celebrada na última semana. “Além da devoção a Nossa Senhora que sempre guardei, este ano, estive no povoado acompanhando mais de perto o tríduo final da festa, com um objetivo a mais”, disse o prefeito ao ET, informando que acompanhou com a esposa, Maria Tereza, os carros de boi durante todo o percurso, inclusive a travessia do rio das Velhas, onde havia mais de 300 pessoas esperando pela travessia. 

“Fomos para o Desemboque na quarta-feira à noite, porque na madrugada da quinta-feira sairíamos e foi muito bom. Uma festa muito concorrida que começou com os carreiros, a travessia, a cavalgada, a procissão das velas, uma missa muito bonita celebrada por Pe. Carlos Alexandre, seguida da festa no barracão. Gostaria de parabenizar os festeiros, Valdson Rosa de Paula, Edmar de Paula Rezende e suas famílias, assim como o Pe.  Carlos Alexandre e todos os organizadores da festa”, elogia, reconhecendo que 

há anos não via uma organização daquelas. “Mas isso é porque a comunidade do Desemboque interage, tem uma devoção muito grande por Nossa Senhora do Desterro e isso torna a festa ainda mais bonita”, elogia, informando que os carreiros aceitaram seu convite de fazerem uma carreata de carros de boi do povoado a Sacramento. 

“Os carreiros de Tapira e região se juntam todo o ano para essa romaria. Aproveitei para convidá-los para reviverem a saga dos primeiros habitantes que chegaram em Sacramento em 1819 e aqui assentaram um Cruzeiro, onde hoje está a Basílica do Santíssimo Sacramento”, informa, afirmando que os carreiros aceitaram o convite. 

“- No ano que vem vamos reviver essa história. Cônego Hermógenes saiu do Desemboque com, digamos, duas entradas, uma para fundar Uberaba e outra para fundar Sacramento. Um dos carros de boi vai trazer do Desemboque um Cruzeiro para ser assentado na praça da Basílica, como um marco histórico dos 200 anos de fundação de Sacramento”.