Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Campanha rende mais de 2 mil fraldas para o Lar São Vicente

Edição nº 1704 - 06 de Dezembro 2019

O Supermercado Maísa, em comemoração ao seu aniversário no mês de novembro, promoveu com seus clientes uma campanha em prol do Lar São Vicente de Paulo, entidade ligada à Conferência Vicentina da cidade, que abriga 48 idosos. A cada pacote de fralda geriátrica comprada no supermercado e doada à entidade, a empresa doaria outra. Nessa terça-feira, o empresário Denis Fabiano Afonso e alguns dos funcionários do supermercado entregaram no Lar São Vicente 2.132 pacotes de fraldas geriátricas, metade dos clientes e metade do supermercado.

 Para Fabiano (Chiquinho), a campanha feita com seus clientes foi de grande significado. “Um grande orgulho poder contribuir com a sociedade, aliás, todos temos o dever de ajudar, ainda mais uma entidade como o Lar São Vicente de Paulo, que abriga atualmente quase 50 idosos”, reconheceu Chiquinho, informando como a campanha foi feita. 

“Foi uma parceria feita entre os clientes, a empresa atacadista que nos vendeu as fraldas com um bom desconto e o Supermercado Maísa que, para cada pacote de fralda doado por um cliente, nós doaríamos outro. Durante a campanha, promovida em novembro, mês em que o Maísa comemora seu aniversário, foram vendidos 1066 pacotes de fraldas e nós doamos outros 1066”, explicou o empresário, feliz com o resultado. 

Essa é uma forma de ajudarmos a quem sempre nos ajudou. São pessoas que não têm condições mais pela idade, mas que têm o seu valor na sociedade e podem contribuir muito em ensinamentos”, justifica, recebendo dos funcionários do Lar um afetuoso agradecimento. 

A assistente social do Lar, Izabel Cristina dos Santos Silva, em entrevista ao ET, explicou que a doação vem contribuir muito com a entidade. “Temos um gasto mensal de 840 pacotes por mês. São 240 fraldas por dia e essa doação vai dar para mais de dois meses. Estaremos despreocupadas e agradecemos aos proprietários do Maísa e toda a comunidade que abraçou essa campanha”, reconheceu. Dirigindo-se ao empresário e seus funcionários, entregando-lhe um cartão, afirmou: “Essas fraldas vão contribuir para os cuidados com nossos idosos. Muito obrigada! Agradecemos de coração”. 

 

Preparativos para o Natal 

 De acordo com a assistente social, Izabel Cristina, o Lar São Vicente de Paulo terá algumas atividades durante todo o mês de dezembro. “Algumas empresas da cidade já se prontificaram a animar o Natal deste ano, comparecendo e promovendo junto aos nossos idosos algumas atividades”, informou, revelando que a campanha 'Adote um Idoso', onde cada usuário do Lar, escreve uma cartinha fazendo seu pedido, que será entregue na cidade, àquelas famílias que aderirem à campanha. Se você deseja fazer esse bem, ligue para o Lar S. Vicente () e dê seu nome. Estamos a todo vapor e os idosos muito ansiosos à espera do do Papai Noel que pode ser você. Eles esperam muito esta data”, anuncia Cristina. 

 

Principal carência do Lar S. Vicente é a financeira

Izabel Cristina destaca ainda que a maior carência do Lar S. Vicente continua sendo a financeira. “O Lar é uma instituição filantrópica, os idosos contribuem com 70% de seu benefício social. Só que esse valor não dá para suprir as necessidades, custear as despesas em relação aos funcionários e demais despesas. Mas, graças a Deus, a sociedade nos tem ajudado muito. A maior parte da alimentação vem de doações”.

De acordo com Izabel, o lar conta com 37 profissionais, revezando em três períodos durante as 24 horas do dia. “Precisamos de uma equipe grande para atender essa demanda de idosos, pois são 24 horas ininterruptas de trabalho”, explicou, ressalvando que a entidade está em processo de escolha de outra funcionária para permanecer na coordenação. 

Finaliza, informando que este foi um ano difícil para o Lar, tanto no aspecto financeiro quanto em relação aos funcionários. “Felizmente a Prefeitura, além da subvenção mensal de R$ 7.200,00 está nos auxiliando na capacitação de profissionais, auxilio com  psicólogo, enfermeiras. Também o Rotary Clube com Maria Crema e as Damas da Casa da Amizade, os Heróis do Futuro da Sak's, trazendo alegria, jogam baralho, cantam, cortam e esmaltam unhas e brincam com os idosos, bem como as almas caridosas da cidade e da zona rural que nos doam alimentos durante todo o ano. A todos somos gratos de coração”, agradece, fazendo um balanço positivo do ano: 

“Apesar dessas carências citadas, podemos fazer uma avaliação positiva. Aliás, temos que ser positivos. Eles precisam da gente e precisam que sejamos positivos, porque como funcionários, vamos embora e eles ficam. Aqui é a casa deles, por isso lutamos para que seja feito o melhor por eles”.